QUEDA DE SIGILO

CGU confirma registro de vacinação de Bolsonaro contra covid-19

Apesar do indício, o ministro da CGU informa que uma investigação está em curso para saber se o registro é válido ou se o cartão de vacinação foi adulterado

Talita de Souza
postado em 17/02/2023 19:40 / atualizado em 17/02/2023 19:57
 (crédito: Sergio Lima/AFP)
(crédito: Sergio Lima/AFP)

A Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pela análise dos sigilos impostos por Jair Bolsonaro (PL), confirmou que há registro de vacinação contra a covid-19 em nome do ex-presidente. A informação foi dada pelo ministro da pasta, Vinícius de Carvalho, em entrevista ao canal da CNN.  

De acordo com o ministro, a informação consta em ofícios trocados entre a CGU e o Ministério da Saúde. A Controladoria havia questionado a pasta se Bolsonaro havia recebido uma dose da vacina Janssen, em 19 de julho de 2021.

“Esse registro existe. Pelo menos pelo que a gente sabe das informações. Se isso está em um ofício da CGU, a CGU não faz uma pergunta à toa. Se esse registro está em um ofício da CGU, eu não tenho como negar”, pontuou à CNN.

Apesar do indício, Vinícius informa que uma investigação está em curso para saber se o registro é válido ou o cartão de vacinação foi adulterado. Dessa forma, não é possível, ainda, cravar que o ex-presidente tomou o imunizante contra o vírus que matou mais de 698 mil pessoas no Brasil. De acordo com o ministro, uma denúncia feita em 2022, que sugere uma adulteração no cartão de Bolsonaro, foi acolhida e uma investigação foi aberta em 30 de dezembro. 

“Se há anotações no cartão de vacina dele [Bolsonaro], do DataSUS, de que ele se vacinou e se houver uma inserção indevida de anotações sobre a vacina dele, seja no sentido de colocar informações de que ele se vacinou ou de retirar informações relativas à sua vacinação, nossa expectativa é que, com a apuração, a gente descubra se isso aconteceu”, destacou.

Sigilos

No dia 3 de fevereiro, a CGU anunciou que analisará 234 casos de sigilo impostos por Bolsonaro. Na avaliação do órgão, os sigilos são considerados "indevidos" e a análise dos processos vai ocorrer nos próximos dias.

A análise dos processos ocorre após um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia da posse, que pede a revisão dos sigilos de 100 anos impostos pelo governo Jair Bolsonaro.

De acordo com a CGU, nos quatro anos de governo Bolsonaro, 64,5 mil pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) foram negados. O argumento era de que as informações não podiam ser passadas por questões de "segurança".

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE