Acesso à Informação

CGU revoga sigilo e dá 10 dias para Exército liberar processo sobre Pazuello

Em 2021, o oficial participou de um ato político ao lado do então presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro. De acordo com código de conduta militar, é proibido a participação em eventos de caráter partidário sem autorização do Comando do Exército.

Henrique Lessa
postado em 17/02/2023 17:58 / atualizado em 17/02/2023 18:16
 (crédito: Jefferson Rudy)
(crédito: Jefferson Rudy)

A Controladoria Geral da União (CGU) deu 10 dias para que o Comando do Exército retire o sigilo do processo administrativo que envolveu o general da reserva, ex-ministro da Saúde e hoje deputado federal Eduardo Pazuello. Em 2021, o oficial participou de um ato político ao lado do então presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro. De acordo com código de conduta militar, é proibido a participação em eventos de caráter partidário sem autorização do Comando do Exército.

A decisão da CGU foi divulgada nesta sexta-feira (17/2) e responde a uma série de recursos contra respostas negativas do Exército após a solicitação dessas informações realizados pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

O inquérito militar que investigou a participação de Pazuello em um ato político em maio de 2021 acabou por ser arquivado sem punição ao general. Na decisão da CGU aos recursos, o órgão entende que a íntegra do processo deve ser divulgado com a ocultação apenas de dados pessoais como CPF, “que seja franqueado o acesso ao inteiro teor do procedimento disciplinar requerido, com o tarjamento, estritamente, de informações pessoais e dados biográficos inerentes a aspectos da vida privada do titular constantes nos autos, tais como: CPF, número de identidade, endereço físicos e de correios eletrônicos, assinaturas, etc” diz a decisão da CGU.

Segundo a decisão, a CGU indica que está restaurando o entendimento usual do órgão quanto à publicidade de processos. “É importante destacar que esse posicionamento resgata o entendimento da CGU sobre o direito de acesso a processos disciplinares, o qual orienta que, após a tomada de decisão, qualquer particular tem direito a obter vista e cópias dos autos, independentemente de ser parte diretamente interessada ou não", aponta o documento.

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Eduardo Pazuello deve se filiar ao PL, partido do presidente, e disputar uma cadeira na Câmara
    Eduardo Pazuello deve se filiar ao PL, partido do presidente, e disputar uma cadeira na Câmara Foto: Sérgio Lima/AFP
  • Crédito: Edilson Rodrigues/Agencia Senado. Eduardo Pazuello, ex ministro da Saúde  responde aos questionamentos.
    Crédito: Edilson Rodrigues/Agencia Senado. Eduardo Pazuello, ex ministro da Saúde responde aos questionamentos. Foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE