Calamidade

Ministra Esther Dweck é resgatada no litoral de SP por conta das chuvas

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos estava ilhada em um condomínio de São Sebastião, uma das cidades mais afetadas pelo temporal

Victor Correia
postado em 20/02/2023 19:29 / atualizado em 20/02/2023 19:30
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi resgatada nesta segunda-feira (20/2) em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, por conta das fortes chuvas que atingiram a região. A ministra estava ilhada em um condomínio na praia de Camburi, na cidade paulista. A ministra e sua família foram retirados do local por um helicóptero das Forças Armadas.

O litoral norte de São Paulo sofre com inundações, deslizamentos e bloqueios de rodovias após o temporal dos últimos dois dias. Até o momento, 40 pessoas morreram e 2.500 tiveram que deixar suas casas.

Nesta segunda-feira (20/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a São Sebastião e sobrevoou as áreas atingidas pela tempestade. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), Lula garantiu a reconstrução de casas em locais seguros e apoio do governo federal ao estado. 

A Defesa Civil Nacional decretou ainda estado de emergência em seis cidades: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

Ministérios também anunciaram ações de apoio ao litoral paulista. O Ministério da Saúde vai enviar medicamentos e insumos à região para ajudar no atendimento aos feridos. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou que as famílias desabrigadas terão prioridade no Minha Casa, Minha Vida, e poderão ainda sacar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, determinou que a Receita Federal envie à região produtos confiscados, incluindo roupas, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE