Questão agrária

Carnaval de invasões em três estados e tensão no campo

Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) desde o último sábado ocupou propriedades em mais de dez cidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná

Henrique Lessa
postado em 21/02/2023 21:30
 (crédito: Redes Sociais FNL)
(crédito: Redes Sociais FNL)

A Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) deflagrou no último sábado (18/2) uma ação coordenada de ocupação de terras em três estados brasileiros. Chamado pelo movimento de “Carnaval Vermelho”, a mobilização está reivindicando “terra, trabalho, moradia e educação, através da ocupação de terras que já foram reconhecidas como públicas pela Justiça, porém ainda permanecem abandonadas sem cumprir seu uso social”, sustenta a FNL em nota.

A entidade diz que há mais de 1 milhão de pessoas ameaçadas de despejos coletivos e critica o corte de 93% nos programas de habitação popular realizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na nota a entidade defende o direcionamento de imóveis ociosos da União para habitação popular e a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida.

Com mais de 10 ocupações realizadas nos últimos dias, o movimento atua tanto nas cidades, com manifestantes sem teto, como no campo, com manifestantes sem terra. Em São Paulo, destacam-se ocupações nas cidades de Rosana, Presidente Venceslau e Marabá Paulista, no Mato Grosso do Sul, aconteceu uma ocupação na cidade de Japorã, enquanto no Paraná a ocupação foi urbana, com famílias invadindo um prédio abandonado na cidade de Paiçandu.

Em Rosana, na fazenda São Francisco aconteceu uma troca de tiros entre fazendeiros e sem terra, sem registro de feridos. Segundo o FNL seus integrantes foram agredidos e ameaçados por fazendeiros, “Diante de ameaças contra a vida de nossas companheiras e companheiros em ocupações de terra realizadas no Pontal do Paranapanema nos últimos dias de luta, com veículos alvejados, juras de morte e disparos contra os acampamentos, buscamos ajuda de parlamentares para medidas de segurança cabíveis” disse o grupo em nota.

Com o apoio da deputada estadual Mônica Seixas (Psol-SP) o grupo encaminhou um pedido ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiador do ex-presidente Bolsonaro, para que a Secretaria de Segurança Pública do estado atue de forma preventiva contra violências no campo, pede o grupo em ofício encaminhado ao secretário de Segurança Pública.

Já em Japorã, no Mato Grosso do Sul, o grupo diz que “bolsonaristas se organizaram a partir de redes sociais para atacar a ocupação de terra realizada pelos militantes da FNL”, e completou, “o grupo que se concentrou com caminhonetes e armados agrediu fisicamente de forma violenta companheiros da ocupação e incendiaram os barracos e imóveis da propriedade”, diz o movimento.

A Aprosoja-SP, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de São Paulo, publicou nesta terça-feira (21/2) uma nota onde “condena veementemente a relativização do direito de propriedade, a destruição de patrimônio”.

“Conclamamos às autoridades constituídas; Governo Estadual e Governo Federal para que atuem de maneira firme e contundente no sentido de desmobilizar as invasões e criminalizar os líderes e demais envolvidos nestes atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito”, conclui a nota dos produtores.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE