Um ano de guerra

Zelensky quer se reunir com Lula e pede ajuda na relação com América Latina

No dia em que invasão da Ucrânia pela Rússia completa um ano, presidente Volodymyr Zelensky concedeu uma coletiva de imprensa

Taísa Medeiros
postado em 24/02/2023 18:23 / atualizado em 24/02/2023 18:23
 (crédito: Genya SAVILOV/AFP)
(crédito: Genya SAVILOV/AFP)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, nesta sexta-feira (24/2), querer se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Zelensky afirma que precisa da ajuda do petista para que a "Ucrânia seja mais bem compreendida na América Latina". Hoje, a invasão da Ucrânia pela Rússia completa um ano.

Zelensky comentou, mais cedo, o plano de se reunir com demais chefes de Estado da América Latina. “Convidei Lula para vir à Ucrânia e realmente quero um encontro com ele. Adoraria ter sua assistência e apoio para iniciar conversas com a América Latina. Estou apenas esperando encontrá-lo, cara a cara, e acho que, assim, eu e a Ucrânia poderíamos ser mais bem compreendidos na região”, explanou.

Lula também fez discurso nesse sentido. O petista defendeu a urgência de que as nações não envolvidas no conflito auxiliem no encaminhamento das negociações para o restabelecimento da paz.

A estimativa é que o conflito no leste europeu já tenha deixado cerca de 300 mil mortos, entre soldados ucranianos, russos e civis. Recentemente, a guerra teve uma escalada, por meio do envio de ajuda ao exército ucraniano pelos Estados Unidos e Alemanha e, também, dos discursos dos presidentes Joe Biden e Vladimir Putin.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE