diplomacia

Lula manifesta disposição em intermediar acordo para fim da Guerra na Ucrânia

Lula conversa com Zelensky e manifesta a disposição de intermediar um acordo para o fim da guerra. E destaca que o país votou favoravelmente, na ONU, pela resolução que defende a integridade territorial ucraniana

Ingrid Soares
postado em 03/03/2023 03:55
 (crédito: Instagram de Volodymyr Zelensky)
(crédito: Instagram de Volodymyr Zelensky)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por videoconferência, ontem, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e reforçou "o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo" sobre a invasão russa e a guerra, que já se arrasta há mais de um ano. Lula salientou, ainda, que "a guerra não pode interessar a ninguém".

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que Zelensky lembrou que Lula esteve na Ucrânia, em 2004 e 2009, e reafirmou o convite para que ele visite Kiev. O presidente brasileiro, por sua vez, manifestou "disposição em atender o convite em um momento adequado" e frisou para o colega ucraniano "o desejo que o retorno da paz facilite esses encontros".

Apesar das acusações de que o Brasil se equilibra ao tratar a questão da invasão russa sem condenar enfaticamente o governo de Moscou, Lula ressaltou para Zelensky que "o Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia" e que, por isso, votou favoravelmente sobre a recente resolução da ONU.

"Lula citou, ainda, conversas com os líderes da França, Alemanha e EUA nesse sentido, e sua disposição de conversar igualmente com a China, em sua visita a Pequim, e também com a Rússia. Os dois líderes (o petista e Zelensky) ficaram de conversar novamente em um futuro próximo", disse a assessoria do Palácio do Planalto.

Pelo Instagram, Zelenski agradeceu o apoio do Brasil na ONU, ressaltou "o princípio da soberania e integridade territorial dos países", além de discutir esforços diplomáticos em meio à guerra. "Tive um telefonema com o presidente do Brasil. Obrigado por apoiar nossa resolução na ONU. Destacamos a importância de defender o princípio da soberania e integridade territorial dos países. Também discutimos os esforços diplomáticos para trazer a paz de volta para a Ucrânia e para o mundo", afirmou.

Interesse

Em 24 de fevereiro, Zelensky disse que tem interesse que Lula se envolva na construção de uma solução para a guerra e que pretende não apenas um encontro entre eles, mas, também, o apoio de outros chefes de Estado da América Latina para a construção de um acordo que ponha fim à guerra. "Convidei Lula para vir à Ucrânia e realmente quero um encontro com ele. Adoraria ter sua assistência e apoio para iniciar conversas com a América Latina. Estou apenas esperando encontrá-lo, cara a cara, e acho que, assim, eu e a Ucrânia poderíamos ser mais bem compreendidos na região. Gostaria muito que ele me ajudasse e me apoiasse com uma plataforma para conversar com a América Latina. Estou realmente interessado nisso", disse o presidente ucraniano.

Entretanto, a Rússia manifestou incômodo com a posição brasileira em recente resolução das Nações Unidas. O vice-chanceler da Rússia, Sergei Ryabkov, disse "lamentar" a posição do Brasil a favor do texto apresentado pela Alemanha, que foi classificado por Moscou como "infestado por um forte discurso antirrusso".

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE