8 de março

Janja recebe homenagem do Senado Federal no Dia das Mulheres

A socióloga Rosângela da Silva será uma das sete mulheres a receber o Diploma Bertha Lutz, em sessão do Senado na quarta (8/3) Glória Maria e Rosa Weber também serão premiadas

Victor Correia
postado em 06/03/2023 18:58
 (crédito: Google Brasil/Divulgação)
(crédito: Google Brasil/Divulgação)

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, será homenageada pelo Senado Federal na próxima quarta-feira (8/3), com o Diploma Bertha Lutz. Outras seis mulheres também receberão a premiação, incluindo a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e a jornalista Glória Maria — que faleceu no último dia 2 de fevereiro. O diploma é dado a pessoas com importantes contribuições para os direitos e as questões de gênero no Brasil.

Os nomes homenageadas foram indicados pela bancada feminina do Senado. São elas: Ilona Szabó de Carvalho, Ilana Trombka, Nilza Valéria Zacarias, Rosa Weber, Rosângela Silva, Clara Filipa Camarão e Glória Maria. A sessão para entrega do diploma está marcada para as 9h de quarta, no Plenário da Casa.

A premiação é batizada pela bióloga e advogada Bertha Lutz, que se tornou, em 1919, a segunda mulher a ocupar um cargo no funcionalismo público ao ser aprovada em concurso para pesquisadora e professora do Museu Nacional. Ela fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) e atuou pelo direito ao voto, o que só ocorreu em 1933. Bertha foi eleita suplente para a Câmara em 1934, e assumiu o cargo de deputada federal em 1936, que teve duração de apenas um ano.

Saiba quem serão as homenageadas com o diploma Bertha Luz no Dia das Mulheres:

  • Ilona Szabó de Carvalho: é cientista política e especialista em segurança pública e política de drogas. Ela é diretora do Instituto Igarapé, e autora do livro Drogas: As Histórias Que Não Te Contaram.
  • Ilana Trombka: é diretora-geral do Senado, mestre em comunicação social e especialista em direito legislativo. Idealizou o programa que reserva 2% das vagas terceirizadas do Senado para mulheres em vulnerabilidade e situações de violência

  • Nilza Valéria Zacarias: é jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito

  • Rosa Weber: é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e foi professora na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  • Rosângela da Silva: conhecida como Janja, é socióloga e a atual primeira-dama, esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Janja é especialista em história e pós-graduada em gestão social e sustentabilidade, e atuou na hidrelétrica Itaipu, em 2005, e foi assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobras entre 2012 e 2016.

  • Clara Filipa Camarão: foi uma indígena da etnia potiguara que liderou um grupo de mulheres contra as invasões holandesas do século XVII, em Pernambuco.

  • Glória Maria: foi uma das mais conhecidas jornalistas brasileiras, atuando na TV Globo desde a década de 70. Foi pioneira em vários marcos da televisão brasileira, como a primeira mulher em uma transmissão a cores e realizando a primeira transmissão em HD. Ela morreu em fevereiro deste ano, em decorrência de um câncer. 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE