Roda Viva

Ligação de Zanin com Lula não o invalida para o STF, diz Carmen Lúcia

Segundo a ministra do STF, a Constituição determina apenas notório saber jurídico e reputação ilibada, o que Cristiano Zanin "tem e já demonstrou"

Victor Correia
postado em 06/03/2023 23:21
 (crédito: Reprodução/Youtube @Roda Viva)
(crédito: Reprodução/Youtube @Roda Viva)

A ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (6/3) que o advogado Cristiano Zanin ter atuado na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não o invalida como candidato a uma vaga no STF. A magistrada frisou ainda que a história da Corte "nunca se marcou pela circunstância de a indicação ter sido desse ou daquele presidente".

"Eu não acho que a circunstância de ele ter sido advogado do presidente de alguma forma comprometa o indicado ou eventual novo ministro", respondeu a ministra em participação no programa Roda Viva, da TV Cultura. Zanin defendeu Lula nos processos da Operação Lava-Jato, e atuou também durante as eleições do ano passado.

"A circunstância de passar pelo Executivo, ou pela ligação, como os próprios advogados, desde sempre de forma alguma macula o indicado ou indicada. Acho que a discussão tem que ser: a Constituição está sendo cumprida? A Constituição diz que o ministro deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada, e esse advogado tem e já demonstrou. Ele e muitos outros nomes que são lembrados", acrescentou Carmen Lúcia.

A entrevista com a magistrada foi a primeira de uma série voltada ao Mês da Mulher, celebrado em março. A ministra foi entrevistada por uma bancada formada apenas por mulheres, incluindo a colunista do Correio Denise Rothenburg.

Carmen Lúcia citou ainda outros "grandes nomes" do STF que também tinham ligação com o Executivo ou atuaram na administração pública, como Victor Nunes Leal, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. "A história do Supremo nunca se marcou pela circunstância de a indicação ter sido desse ou daquele presidente", declarou.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE