Dia Internacional da Mulher

Em pronunciamento, ministra das Mulheres anuncia ações de combate ao feminicídio

Em discurso nacional, Cida Gonçalves anuncia a construção de 40 Casas Brasileiras e distribuição de 270 viaturas para a patrulha da Lei Maria da Penha em todo o país, além de reforçar o serviço do Ligue 180 para denúncias

Tainá Andrade
postado em 07/03/2023 20:35
 (crédito: Reprodução/TV Brasil)
(crédito: Reprodução/TV Brasil)

Em pronunciamento nacional na véspera do Dia Internacional da Mulher (7/3), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, declarou um basta aos feminicídios em série que ocorrem no país. Segundo ela, é “inadmissível” que haja um registro desse crime a cada 7 horas no país e de um estupro a cada 10 minutos. Para combater esse cenário, a ministra anunciou uma série de ações do governo federal qye visam melhorar os serviços oferecidos pelo estado brasileiro no combate à violência de gênero.

A ministra iniciou o discurso com novidades no serviço da Central de Atendimento à Mulher, o Disque 180, que tem sido reestruturado desde o Carnaval. “Nesse telefone é possível registrar denúncias contra qualquer tipo de violência de gênero. E receber informações e orientações sobre como proceder em situações desse tipo. A ligação é gratuita de qualquer lugar do país. E o serviço funciona 24 horas por dia”, explicou.

Cida Gonçalves anunciou também a retomada do programa Mulher Viver sem Violência, com a implementação de 40 Casas da Mulher Brasileira — não foi detalhado a localização das construções —, espaços que contarão com assistência psicossocial, saúde, segurança pública e acesso à Justiça para vítimas. Além disso, haverá a distribuição 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha e Delegacias Especializadas no país.

“O Dia Internacional das Mulheres simboliza toda essa nossa luta por respeito, contra a violência e contra as mais diferentes formas de preconceito. Tenho certeza de que, juntas, e com o apoio de um Governo que respeita de verdade as mulheres, conseguiremos finalmente ter nossos direitos garantidos”, considerou.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE