JOIAS SAUDITAS

Imagens mostram enviado de Bolsonaro tentando retirar joias em aeroporto

A tentativa de resgatar o conjunto de joias avaliado em 16,5 milhões ocorreu no dia 28 de dezembro de 2022

Débora Oliveira
postado em 08/03/2023 16:45 / atualizado em 08/03/2023 17:48
Vídeo obtido pela Globonews mostra o momento em que sargento da Marinha tenta recuperar joias apreendidas -  (crédito: Reprodução Globo/G1)
Vídeo obtido pela Globonews mostra o momento em que sargento da Marinha tenta recuperar joias apreendidas - (crédito: Reprodução Globo/G1)

O caso das joias apreendidas pela Receita Federal com um membro da comitiva de Jair Bolsonaro (PL), ganhou um novo episódio nesta quarta-feira (8/3). Um vídeo obtido pelo Blog da Andréia Sadi, da GloboNews, mostra o momento exato em que um enviado do ex-presidente Bolsonaro (PL), tenta pegar o conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões no momento que foi apreendido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Em 28 de dezembro de 2022 — às vésperas do fim do governo e um dia antes de Bolsonaro embarcar para os Estados Unidos — o sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva foi enviado em voo oficial pelo gabinete de Bolsonaro ao Aeroporto de Guarulhos para pegar as joias. A operação, no entanto, não deu certo.

Imagens do vídeo obtido por Sadi mostram o sargento Jairo chegando ao aeroporto de Guarulhos e mostrando ao auditor um ofício enviado pelo tenente-coronel Mauro Cid, braço-direito de Bolsonaro, ao chefe da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes.

A apreensão ocorreu no dia 26 de outubro de 2021, na ocasião, o então ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, que integrava a comitiva do governo de Bolsonaro que foi à Arábia Saudita, tentou reaver as joias, mas sem sucesso. As peças— colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes da marca de luxo suíça Chopard— permaneceram na alfândega da Receita Federal.

O Correio entrou em contato com a assessoria da Marinha para ouvir mais detalhes sobre a conduta do sargento. A Marinha se limitou a informar que "o assunto está sendo apurado fora do âmbito da Marinha do Brasil".

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE