Polêmica das joias

Bolsonaro recebeu segundo pacote de joias pessoalmente, diz jornal

Documento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que Bolsonaro visualizou o pacote de joias trazidas da Arábia Saudita

Estado de Minas
postado em 07/03/2023 20:58
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O segundo pacote de joias trazido pela comitiva do Ministério de Minas e Energia foi entregue pessoalmente a Jair Bolsonaro (PL) em novembro do ano passado. Documento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (7/3) mostra que declaração atestando o recebimento dos itens foi visualizada pelo ex-presidente.

O documento ao qual o jornal teve acesso aponta que o estojo, até então de paradeiro desconhecido, continha um relógio com pulseira de couro, um par de abotoaduras, uma caneta rose gold e um anel, todos da marca suíça Chopard.

Além de citar o conteúdo do pacote, o documento tem a assinatura do funcionário Rodrigo Carlos do Santos em 29 de novembro do ano passado e um campo assinalado positivamente para a questão “visualizado pelo presidente?”.

Joias

Segundo a apuração do jornal paulistano, as joias trazidas pelo então ministro Bento Albuquerque em 2021 ficaram por mais de um ano nos cofres do Ministério de Minas e Energia. No mesmo voo em que o estojo foi transportado ao Brasil, um outro conjunto com colar, brincos relógio e anel avaliado em R$ 11,5 milhões chegou ao país, mas foi apreendido pela Receita Federal quando um assessor do ministro tentou entrar ilegalmente com elas em território nacional.

No mesmo voo, estava o assessor do ministro com outro estojo da marca Chopard, contendo um colar, um par de brincos, relógio e anel estimados em 3 milhões de euros (R$ 16,43 milhões). Essas peças, porém, foram apreendidas pela Receita Federal quando o assessor do ministro também tentou entrar com elas ilegalmente no país, como revelou o Estadão.

No sábado (4/3), Jair Bolsonaro negou que recebeu as joias e que elas foram trazidas de forma ilegal. O ex-presidente também desmentiu a hipótese de que os presentes seriam destinados à Michelle Bolsonaro.

A legislação determina que presentes trocados entre países, como o caso das joias oriundas do governo saudita, devem ser direcionados ao acervo público.

Também nesta terça-feira, o portal G1 publicou que agentes da Polícia Federal descobriram que o segundo pacote de joias sauditas foi listado como acervo privado de Bolsonaro. A PF ouvirá os funcionários que fizeram o transporte dos itens e vai apurar se o ex-presidente os levou para fora do país.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE