Raposa Terra do Sol

Lula fala em demarcar terras 'antes que as pessoas se apoderem delas'

O presidente reforçou que o governo se empenhará na retirada de garimpeiros das áreas indígenas

Ingrid Soares
postado em 13/03/2023 16:07 / atualizado em 13/03/2023 16:07
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta segunda-feira (13/3), da 52ª Assembleia Geral do Povos Indígenas, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima. Em indireta a garimpeiros, o chefe do Executivo defendeu a necessidade de demarcar terras antes que os mesmos se 'apoderem' delas.

"Eu tenho pedido, tanto para a Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto para o ministério para me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra", apontou o presidente.

"Nós precisamos rapidamente tentar legalizar todas as terras que estão já quase que prontos os estudos para que os indígenas possam ocupar o territórios que é deles", completou Lula.

O chefe do Executivo defendeu ainda que os indígenas ocupam território pertencente a eles historicamente e que a demarcação representa a devolução de seus direitos.

"Quando dizem que indígenas estão ocupando 14% do território nacional, deveriam lembrar que os índios tiveram 100% do território nacional. São os outros que estão ocupando 86% de uma terra que era 100% dos indígenas brasileiros", emendou.

Garimpeiros

O petista reforçou que o governo se empenhará na retirada de garimpeiros das áreas indígenas.

"'Vamos tirar definitivamente os garimpeiros das terras indígenas. Mesmo que tenha ouro aqui em Roraima, mesmo que tenha ouro na terra indígena, aquele ouro não é de ninguém, ele está lá porque a natureza o colocou. Ele está lá em uma terra indígena, portanto, ninguém tem o direito de mexer naquilo sem autorização dos donos da terra, que são lá os indígenas que lá moram e que têm a terra legalizada no seu nome".

Lula pregou que investirá na saúde indígena e também em financiamento da agricultura dos povos.

"Vamos investir muito na saúde para garantir que povos indígenas recebam médico sistematicamente. É bem provável que a gente vá criar pequenos postos indígenas para que as pessoas não tenham que viajar quilômetros, além de uma política de remédios gratuitos para indígenas", completou.

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE