Congresso

Lira e Pacheco se encontram novamente em busca de acordo sobre MPs

Em almoço neste momento, ambos discutem manutenção ou fim das comissões mistas, que analisam medidas provisórias. Retorno tem recusa de Lira, que deseja permanecer com análise de MPs diretamente em plenário

Kelly Hekally
postado em 22/03/2023 13:42
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) almoçam juntos nesta quarta-feira (22/3) na residência oficial da Câmara dos Deputados para tentar resolver o impasse em torno da tramitação de Medidas Provisórias (MPs). No jogo, está a manutenção ou o fim das comissões mistas, que analisam MPs.

Os colegiados estão suspensos desde 2020. O retorno tem a recusa de Lira, que deseja permanecer com a análise de MPs diretamente em plenário. Pacheco é contrário à proposta e tem sido pressionado por senadores para que as comissões sejam retomadas.

Nesta terça-feira (22/3), Pacheco almoçou com líderes da Casa para discutir o problema. Lira, também nesta terça-feira, se encontrou informalmente na Residência Oficial com líderes da Câmara.

Partidos do Centrão informaram a Lira, no encontro, que o acordo de divisão de ingresso de MPs não estava mais valendo e que a solução não passava mais pela sugestão dada por Lira na semana passada a Pacheco. Assim, MPs continuam passando a tramitar no Congresso pela Câmara.

Qualquer mudança para o andamento de MPs terá que se dar por Proposta de Emenda Constitucional (PECs), tipo de projeto mais difícil de ser aprovado, em razão do rito prolongado e do quórum e votos altos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE