A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado espera receber no mês de abril pelo três ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O colegiado aprovou nesta semana três requerimentos de convite de Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania; Anielle Franco (PSol-RJ), da Igualdade Racial; e Sônia Guajajara (PSol-SP), dos Povos Originários.
- Anielle sobre decretos de igualdade: "Um lugar que é nosso por direito"
- Sonia Guajajara diz que garimpeiros começaram a deixar o território Ianomâmi
- Silvio Almeida defende que empresas sigam os direitos humanos internacionais
A primeira a ir à reunião da CDH será Anielle, no dia 12, com Silvio Almeida comparecendo na sequência, em 27 de abril. A data do convite da ministra Guajajara ainda está em aberto.
Segundo presidente da comissão, Paulo Paim (PT-RS), os gestores serão ouvidos sobre pautas que rondam as minorias, como indígenas e negros, e políticas de ação de cada um dos ministérios voltados a essas populações.
O senador aponta o trabalho escravo como um agravante de discussão, visto que nas últimas semanas mais casos de exploração análoga à escravidão foram descobertos. "Temos dados que mostram que 90% dos libertos são negros, negras, índios, imigrantes. É muito triste em pelo século 21 estarmos discutindo trabalho escravo."
Relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirma que pelo menos 900 trabalhadores em condições semelhantes à de escravidão foram resgatados até o último dia 20. É o maior para um primeiro trimestre em 15 anos.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.