Jornal Correio Braziliense

Governo Lula

Gleisi sobre permanência de Juscelino no governo: 'Está tudo superado'

Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann foi uma das principais defensoras da saída do ministro, envolto em denúncias de uso indevido de verbas públicas

Uma das principais opositoras dentro do Partido dos Trabalhadores sobre a continuidade do ministro Juscelino Filho (União Brasil-MA) no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmmann disse “estar tudo superado” ao ser questionada pelo Correio sobre a decisão do Palácio do Planalto de mantê-lo à frente do Ministério das Comunicações.

Gleisi defendeu na semana passada que o próprio gestor da pasta pedisse o afastamento do cargo, ao qual chegou por meio de seu padrinho na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), líder da sigla na Casa. 

A declaração, entre outras, foi alvo de nota do União. Juscelino Filho é acusado de uso indevido de verbas públicas e de omitir bens na declaração de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O assunto desaguou em um racha entre a bancada da sigla na Câmara dos Deputados e a cúpula do governo Lula, e rendeu, por parte da presidente do PT, críticas a Juscelino Filho, seu colega dentro da Casa também. Ambos são deputados federais licenciados.

Com a bandeira de paz erguida para o União Brasil, é momento de se intensificarem os diálogos com o ministro Alexandre Padilha (PT), respondeu ao ser questionada sobre se a expectativa do governo agora é contar com os votos no União na Câmara e no Senado.

As relações entre União Brasil e Planalto são profundas e ganharam corpo em 2022 — apesar da legenda ter liberado seus diretórios estaduais nas eleições do ano passado — por meio das articulações com os deputados Luciano Bivar (PE), presidente do partido, e Elmar Nascimento e com o senador Davi Alcolumbre (AP).

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Kelly Hekally - Especial para o Correio