Jornal Correio Braziliense

Impeachment

Lei do impeachment e comissões na pauta de Pacheco, Padilha e Jaques Wagner

Reunião acontece na tarde desta segunda-feira (27/3), um dia após Padilha se encontrar Arthur Lira (PP-AL), que objetiva manter suspensão dos colegiados mistos

O ministro Alexandre Padilha (PT), das Relações Institucionais, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), se encontram no início da tarde desta segunda-feira (27/3) com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar do projeto de lei (PL) das mudanças no processo de impeachment do presidente da República.

No encontro, que ocorrerá na Residência Oficial do Senado, o impasse acerca das comissões mistas também será tratado. Arranhados por conta da discordância sobre a retomada dos colegiados, Pacheco e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, abandonaram as negociações na semana passada, pois não chegaram a um consenso.

Os deputados não estão mais dispostos a ceder à sugestão de Lira de dividir as relatorias primárias de Medidas Provisórias (MPs) e projetos de iniciativa do Executivo. Proposições de ambos os tipos entram no Congresso pela Câmara dos Deputados, por onde começam a tramitar.

Os senadores, contudo, não concordam com o fim dos colegiados e pontuam que a Constituição está sendo desrespeitada. A briga envolve também uma disputa política de forças, com Lira de um lado e Renan Calheiros (MDB-AL) de outro. Os parlamentares são inimigos no Congresso e no estado.

Na quinta-feira (23), Pacheco assinou ato retomando as comissões, após pressão intensa dos colegas, que aprovaram de maneira unânime, por meio de suas respectivas lideranças, a questão de ordem de Renan Calheiros, afirmando que era imperativa a retomada independente da Câmara.

Na sexta-feira (24), Lira oficiou Pacheco solicitando que uma sessão do Congresso Nacional fosse marcada para discutir a retomada. Em fevereiro, Pacheco tentou retomar as comissões de maneira pacífica com Lira, mas o presidente da Câmara se recusou a assinar o ato de reinstalação das comissões.