PESQUISA

Atitude de Lula em trocar cargo por apoio é reprovada por 61%, diz Datafolha

Entre os que reprovam a atitude de lula, a crítica maior concentra-se nos eleitores que ganham de cinco a 10 salários mínimos e o estrato social que recebe mais de 10 salários mínimos

Francisco Artur
postado em 04/04/2023 09:31
 (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
(crédito: Ricardo Stuckert/PR)

A atitude do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em oferecer cargos em troca de apoio político é reprovada por 61% dos eleitores consultados pelo Instituto Datafolha. Em contraponto, a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (3/4), aponta que 34% aprovam a prática, que consiste em ofertar ministérios, cargos comissionados e verbas para montar uma base aliada do governo no parlamento. Outros 4% dos entrevistados pelo instituto dizem não saber ou não responderam.  

Entre os que reprovam a atitude do presidente, a crítica maior se concentra nos eleitores que ganham de cinco a 10 salários mínimos. Segundo o levantamento, 73% deste grupo reprovam o toma lá da cá. Esse estrato social, que corresponde a 7% dos entrevistados, é majoritariamente bolsonarista. 

Apesar disso, parte do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou conhecida por adotar a prática como estratégia política. Nos últimos anos da gestão, inclusive, Bolsonaro distribuía cargos para conquistar aliados e barrar processos de impeachment.

A prática de trocar cargo por apoio também registrou reprovação considerável entre os que ganham mais de 10 salários mínimos. Dentre essas pessoas, 71% acham que Lula age mal em adotar o troca-troca como estratégia.

Já entre os mais pobres (até dois mínimos) o índice de reprovação desta prática cai para 55%. Entre aqueles com menos instrução, 41% dizem aprovar a prática do presidente.

O Datafolha ouviu 2.028 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 29 e 30 de março, em 126 cidades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE