Cidadania

Ana Moser e Flávio Dino debatem editais para centros de esporte e cultura

Ideia é que espaços sejam construídos em áreas vulneráveis, visando inclusão social por meio do esporte

Ândrea Malcher
postado em 05/04/2023 15:59 / atualizado em 05/04/2023 15:59
 (crédito: Isaac Amorim/MJSP)
(crédito: Isaac Amorim/MJSP)

Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e dos Esportes, Ana Moser, se encontraram na manhã desta quarta-feira (5/4) para debater editais voltados para projetos de construção de centros de esporte e cultura em locais que apresentem vulnerabilidade, dentro do Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).

“Agenda importante para debatermos como vamos trabalhar conjuntamente para que programas que já existem nos bairros e nas comunidades possam ter apoio, para atrair e desenvolver mais jovens. E, com isso, nós podemos difundir bons valores, como a cultura da paz, da ética e dos direitos humanos", comentou Flávio Dino.

A ideia é mapear municípios com altos índices de criminalidade que possam receber projetos que atuem na inclusão social e na cidadania por meio do esporte, garantindo oportunidades, um dos eixos prioritários do Pronasci 2.

Metas

A medida estabelece metas alinhadas ao Plano Nacional de Segurança Pública, que tem entre seus indicadores a redução da taxa nacional de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes, até 2030, e a redução da taxa nacional de lesão corporal seguida de morte para abaixo de 0,30 morte por 100 mil habitantes até 2030.

“Quando falamos de esporte, falamos que ele tem impacto em várias áreas, na educação, na saúde e na segurança. A proposta veio do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública, de novos equipamentos, equipamentos multiuso, lugares em que se estabelece uma relação de fortalecimento da população na base. Da nossa parte, a relação com a segurança pública sempre foi muito visível e ficamos felizes que esta visão seja compartilhada pelo MJSP. A gente tem certeza que, juntando essas estratégias das duas Pastas, os resultados serão muito fortalecidos e vamos conseguir atender bem melhor a população”, disse Ana Moser.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE