Tragédia em Blumenau

Após tragédia, governo destina R$ 150 milhões para fortalecer rondas escolares

Segundo os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e da Educação, Camilo Santana, um grupo de trabalho interministerial para formular protocolos que lidem com ataques à escolas, com o primeiro encontro já amanhã (5/4)

Ândrea Malcher
postado em 05/04/2023 18:41
 (crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com o ataque a uma creche em Blumenau (SC), que deixou quatro crianças mortas e outras quatro feridas, os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciaram, na tarde desta quarta-feira (5/4), a criação de um grupo de trabalho (GT) para debater soluções para o problema de violência nas escolas. Além disso, será disponibilizado R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para estados e municípios fortalecerem as rondas escolares.

O governo também decidiu ampliar de 10 para 50 o número de agentes da Divisão de Operações Integradas (Diop) que monitora ameaças a ataques do tipo na deep web, uma camada mais profunda da internet.

Dino ressaltou a importância do trabalho integrado com a pasta sob o comando de Camilo Santana, ao ser questionado sobre a presença de seguranças armados em escolas.

“Isso (GT) envolve múltiplos aspectos, inclusive as famílias, as comunidades escolares, estados e municípios e empresas privadas. Vejam que esse ataque de hoje, terrível, foi em uma escola privada, em que o governo não tem regulação. Agora, obviamente, nesse grupo que o ministro Camilo vai coordenar esse assunto (segurança armada nas escolas) vai ser debatido, mas não é uma decisão do governo federal exclusivamente. A parte que nos cabe é a segurança pública e a decisão do fortalecimento das rondas escolares”, argumentou o ministro da Justiça e Segurança Pública.

O grupo se reunirá emergencialmente na quinta-feira (6/4) e propostas e sugestões já existentes serão analisadas. “Vamos tentar construir protocolos e a partir das experiências e sugestões, porque isso é uma questão que envolve várias áreas da sociedade. Inclusive, envolve, fundamentalmente, a participação de estados e municípios, que são quem executam as políticas lá na ponta, não são os ministérios”, explicou Camilo Santana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE