CRIMEIA

Em resposta a Lula, Ucrânia diz que não cederá "um só centímetro" de território

Chefe do Executivo do Brasil sugeriu que o governo ucraniano abrisse mão da região da Criméia para interromper a guerra

Renato Souza
postado em 07/04/2023 12:51 / atualizado em 07/04/2023 12:53
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

A Ucrânia afirmou nesta sexta-feira (7) que não vai abrir mão do território da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014. A declaração foi uma resposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na quinta-feira (6) sugeriu que o país teria que ceder seu direito sobre a região para acabar com a guerra.

Lula disse também que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, "não pode querer tudo". "Putin não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, tem que se repensar", completou Lula, durante conversa com jornalistas em Brasília.

A resposta ocorreu por meio de um post no Facebook feito pelo porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko. "Não há razão legal, política nem moral que justifique abandonar um só centímetro de território ucraniano", escreveu. Apesar da declaração, Oleg afirmou que valoriza "os esforços do presidente brasileiro para encontrar uma maneira de deter a agressão russa".

O porta-voz do governo ucraniano afirmou ainda que os esforços para restaurar a paz devem respeitar a soberania do país. "Qualquer esforço de mediação para restabelecer a paz na Ucrânia deve ser baseado no respeito à soberania e à integridade territorial plena e total da Ucrânia, de acordo com os princípios da Carta das Nações Unidas", completa o texto.

Lula pretende negociar uma união de nações em torno do fim da guerra na Europa. A articulação deve ser realizada por ele em viagem à China, na próxima semana, onde ele pedirá apoio ao governo chinês nas articulações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE