Imprensa

Políticos parabenizam profissionais da imprensa por Dia do Jornalista

Em data comemorada nesta sexta-feira (7/4), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, são algumas das autoridades que usaram as redes sociais para felicitar jornalistas

Ândrea Malcher
postado em 07/04/2023 12:31 / atualizado em 07/04/2023 12:54
 (crédito:  Fotográfo/Agência Brasil)
(crédito: Fotográfo/Agência Brasil)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), parabenizou a imprensa pelo Dia do Jornalista, destacando o papel dos profissionais para a democracia, em postagem no Twitter, na manhã desta sexta-feira (7/4).

“A democracia não pode prescindir do trabalho jornalístico profissional, livre e independente, caracterizado, acima de tudo, pela responsabilidade”, disse Pacheco em homenagem ao Dia do Jornalista. “Ele se faz ainda mais necessário em tempos da disseminação de notícias falsas. Portanto, devemos valorizar a profissão e os profissionais que prezam pela busca e manutenção da fundamental e necessária informação”.

 

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, lembrou da importância do jornalismo no combate à fake news e desinformação. “Hoje celebramos o Dia do Jornalista. Em tempos de disseminação de fake news e desinformação, o jornalismo profissional é ferramenta indispensável para defesa da democracia e da credibilidade na informação. Parabéns a todos os colegas!”

Outras autoridades também usaram as redes para felicitar os profissionais. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ressaltou que a comemoração é de toda a sociedade. “Dia do Jornalista é dia da democracia, da transparência, da sociedade. Todos comemoramos. Que tenhamos uma imprensa cada vez mais séria e responsável, para nos ajudar a navegar em um mundo com menos ódio e desinformação. Parabéns aos profissionais!”

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), afirmou que a imprensa tem o “importante papel de fornecer às pessoas informações relevantes para o cotidiano".

Os deputados federais Alencar Santana (PT-SP), Adriana Accorsi (PT-GO), Duarte Jr. (PSB-MA), e o senador Confúcio Moura (MDB- RO) também usaram as redes sociais para parabenizar os jornalistas.

A data foi estabelecida em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos em 1830. Líbero Badaró foi um oposicionista a D. Pedro I e criou o Observatório Constitucional, jornal independente centrado em temas políticos que eram censurados ou escondidos pelo então imperador do Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE