POVOS TRADICIONAIS

Marina reforça importância dos indígenas ocuparem espaços de poder e liderança

Ministra do Meio Ambiente reforça que são os próprios indígenas que devem ser executores de seus direitos em espaços de poder

*Isabel Dourado
postado em 17/04/2023 19:52
 (crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)
(crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças climáticas, Marina Silva, participou nesta segunda-feira (17/4) do simpósio internacional Povos Indígenas: natureza e justiça, realizado no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). A ministra reafirmou a importância dos indígenas ocuparem espaços de poder e celebrou a presença das mulheres indígenas em cargos de liderança.

“Estamos em um momento oportuno da história do nosso país para podermos tratar de temas como esse que estão sendo tratados neste simpósio. É muito bom, que mais do que ter pessoas falando sobre o povo indígena e o que é bom para eles, como devem ser as leis é que tenhamos legisladores indígenas e executores de leis indígenas", disse a ministra. 

A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) afirmou que nos últimos quatro anos, com a ausência de atuação do Ministério do Meio Ambiente, os povos indígenas tiveram papel fundamental na luta contra o desmatamento e contra as ameaças do genocídio dos povos indígenas.

“Em 4 anos de ausência do Ministério do Meio Ambiente nós fomos e somos ministros permanentes do meio ambiente. Nós sustentamos o nosso território. Poder para nós indígenas não é só o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, a luta é o nosso quarto poder”, afirmou a deputada federal.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE