VISITA À EUROPA

"Boa relação entre capital e trabalho é importante para a democracia", diz Lula

Assim que desembarcou na capital espanhola, o presidente se encontrou com representantes de centrais sindicais. Governo brasileiro pode usar modelo da Espanha para regular empresas de aplicativos

Vicente Nunes - Correspondente
postado em 25/04/2023 17:26
 (crédito:  Ricardo Stuckert/ Presidência da República)
(crédito: Ricardo Stuckert/ Presidência da República)

Madri — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que, da mesma forma que conversa com governos, empresários e investidores, também faz questão de falar com trabalhadores. “Enganam-se aqueles que governam que os sindicatos devem ser fracos. A democracia só será forte se a relação entre capital e trabalho for cordial, produtiva e harmônica”, afirmou ele durante seminário que reuniu representantes de empresas espanholas, muitas delas, com grandes investimentos no Brasil.


Justamente por acreditar nisso, assinalou o presidente, assim que pousou na capital espanhola nesta terça-feira (25/4), depois de cinco dias em Portugal, ele e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se encontram com lideranças do Sindicato Unión General de Trabajadoras y Trabajadores de España (UGT) e da Comisiones Obreras (CCOO).


O presidente e as centrais conversaram sobre a reforma trabalhista na Espanha, que recuperou direitos e lidou com a questão da melhora de condições de vida dos trabalhadores por aplicativos. Uma das conquistas dos trabalhadores espanhóis foi a obrigação das empresas de abrirem dados e seus parâmetros dos algoritmos. O governo brasileiro quer seguir nesse caminho.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE