Senado

"Risco à democracia é enorme", diz Moro sobre alterações no PL das Fake News

O senador e ex-juiz criticou, neste sábado (29/4), a retirada de trecho do PL das Fake News que previa a criação de uma agência reguladora. Texto deve ser votado na próxima terça (2/5)

Victor Correia
postado em 29/04/2023 15:07 / atualizado em 29/04/2023 21:08
 (crédito: Lula Marques/ Agência Brasil)
(crédito: Lula Marques/ Agência Brasil)

O senador Sergio Moro (União-PR) criticou, neste sábado (29/4), as mudanças no Projeto de Lei (PL) das Fake News feitas pelo relator da matéria, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP). Para Moro, com o texto, "o risco à democracia é enorme", especialmente pela alteração feita sobre a criação de uma agência reguladora.

"Na última versão do PL das Fake News/censura, foi substituída a 'entidade autônoma de supervisão' por um sujeito oculto e indefinido, ambos a serem definidos pelo governo e com a finalidade de decidir o que é verdade ou mentira nas redes sociais", escreveu o parlamentar em sua conta no Twitter.

"O risco à democracia é enorme. Defender regulação é uma coisa, dar uma carta em branco ao governo é outra", acrescentou Moro.

O deputado Orlando Silva apresentou seu parecer na última quinta-feira (27/4), retirando pontos polêmicos do texto inicial. O mais polêmico previa a criação de uma nova agência reguladora para fiscalizar as plataformas. Após as críticas, porém, o relator removeu o trecho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE