Jornal Correio Braziliense

Cooperação internacional

Anielle firma acordo de combate ao racismo com governo da Espanha

Em série de reuniões com integrantes do governo espanhol, em Madrid, Anielle Franco assinou acordo para combater o racismo nos dois países. A ministra acompanha a comitiva do presidente Lula

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, firmou um acordo de cooperação com o governo da Espanha para promoção de políticas públicas de combate ao racismo nos dois países. Anielle colocou a pasta que chefia à disposição do governo espanhol para a produção de dados sobre a população negra do país.

"O Brasil está sendo pioneiro no combate ao racismo e na articulação para a promoção da igualdade racial no mundo. Nós temos uma alta produção de dados para a formulação de políticas públicas, cuja experiência vamos compartilhar e contribuir com outros países", comentou a ministra sobre o acordo.

Ao chegar em Madrid ontem (25/4), acompanhando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Anielle teve reuniões com a ministra da Igualdade da Espanha, Irene Montero, com a diretora-geral para a Igualdade de Trato e Diversidade Étnico Racial no ministério espanhol, Rita Bosaho, e com representantes da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

"Vamos seguir trabalhando em cooperação para que nosso povo tenha acesso a direitos, ao respeito e à dignidade em todas as partes do mundo, e para que o Brasil seja referência em políticas de igualdade racial", acrescentou.

Cooperação com Ministério das Mulheres

Durante a reunião, a ministra da Igualdade da Espanha também citou casos de violências de gênero recebidos pela pasta com frequência. Anielle, por sua vez, sugeriu que o país abra diálogo com o Ministério das Mulheres do Brasil, chefiado por Cida Gonçalves, para um trabalho de cooperação no enfrentamento à violência.

Na segunda (24), Anielle também firmou um acordo de cooperação em Portugal, incluindo a criação do Prêmio Marielle Franco para incentivar projetos de combate ao racismo e à xenofobia em território lusitano.