DIA DO TRABALHADOR

Em ato no 1º de maio, Lula fala sobre aumento real do salário mínimo

O ato do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora na capital paulista é organizado pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB e Intersindical

Fernanda Strickland
postado em 01/05/2023 16:17 / atualizado em 01/05/2023 16:38
 (crédito: Reprodução TV Brasil)
(crédito: Reprodução TV Brasil)

Durante discurso em ato de centrais sindicais para marcar o Dia do Trabalho, cujo tema neste ano é "Emprego, Direitos, Renda e Democracia", o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) comentou a política de aumento real do salário mínimo. O presidente falou em São Paulo, nesta segunda-feira (1/5), que a promessa é implementar a partir deste ano.

“Quando o salário mínimo aumenta, quem ganha não é só o cidadão que ganha o mínimo. Ganha o cidadão do comércio, o cidadão que vende comida, porque o trabalhador, tendo mais dinheiro, ele compra mais, ele comprando mais, o comércio gera emprego e encomenda coisa da indústria, e a indústria vai gerar emprego e a roda-gigante da economia começa a girar e todo o mundo começa a ganhar neste país. Até os mais ricos ganham com aumento do salário mínimo”, disse Lula.

O ato do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora na capital paulista é organizado pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB e Intersindical. O lema do ato deste ano é “Emprego, Diretos, Renda e Democracia”.

Entre as pautas prioritárias apresentadas pelas centrais, estão a política de valorização real do salário mínimo, o fortalecimento da negociação coletiva, a igualdade salarial entre homens e mulheres e a regulamentação do trabalho por aplicativos. O evento deve ser marcado por críticas à atual taxa de juros, classificada pelas entidades sindicais como “extorsiva”, e ao Banco Central.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE