yanomamis

Operação de desintrusão em TI Yanomami entrará em última fase, diz Dino

Atualmente, segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, a operação conta com quase 500 agentes da PRF, PF, Força Nacional e demais forças policiais

Ândrea Malcher
postado em 09/05/2023 17:03
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou, nesta terça-feira (9/5), que haverá uma última fase da operação de desintrusão da Terra Indígena (TI) Yanomami, com um comando presencial para auxiliar os agentes que já estão no local.

“Nós teremos um reforço do contingente, tanto da Força Nacional como também das Forças Armadas, das instituições policiais, para que nós consigamos efetivar essa última fase, que é bastante sensível, em que infelizmente há focos de resistência armada inclusive, ensejando um maior uso nos termos da lei da força do Estado”, disse o ministro.

Segundo Dino, atualmente, 475 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Força Nacional e outras forças policiais estão no território para auxiliar na proteção da área e de indígenas.

“O comandante Tomás (Miguel Ribeiro Paiva, do Exército), o ministro Múcio (da Defesa) estiveram nesta reunião conosco e também haverá esse reforço por parte das Forças Armadas. Com isso creio que a desintrusão vai ser finalizada com brevidade”, completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação