Marco Civil da Internet

STF marca para 17 de maio julgamento de ações de combate à desinformação

A definição do julgamento vem na esteira das negociações no Congresso do PL das Fake News

Rafaela Gonçalves
postado em 10/05/2023 00:34
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para o dia 17 de maio o julgamento de três ações que podem definir a responsabilidade das redes sociais no monitoramento de conteúdo ofensivo.

Dentre as ações, estão pontos do Marco Civil da Internet, onde os ministros devem analisar o trecho referente à responsabilidade de empresas na remoção de conteúdos das plataformas digitais.

Também devem ser julgados pelos ministros outras duas ações. A primeira, é um recurso que discute se a empresa que hospeda um site na internet tem o dever de fiscalizar conteúdo publicado e retirá-lo do ar quando o material é considerado ofensivo. A segunda ação, discute a possibilidade de decisões judiciais autorizarem o bloqueio de serviços de mensagens pela internet, como os aplicativos WhatsApp e Telegram.

A definição do julgamento vem na esteira das negociações no Congresso do PL das Fake News. Ministros acreditam que os julgamentos destes casos podem ser uma saída para regulamentar a atuação das plataformas para o controle de desinformação e discursos de ódio, caso o Legislativo não resolva o impasse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação