LAVA JATO

STF pauta julgamento que pode levar Fernando Collor à prisão

Ex-presidente e ex-senador é um dos primeiros réus do inquérito da Lava Jato no Supremo, sendo investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Estado de Minas
postado em 10/05/2023 19:23
 (crédito: Reprodução/Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Reprodução/Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Supremo Tribunal Federal (STF) pautou, nesta quarta-feira (10/5), o julgamento da ação penal que pode levar o ex-presidente Fernando Collor à prisão. O processo investiga uma suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava-Jato e tramita desde 2014 na corte.

A ação trata de irregularidades na antiga subsidiária da Petrobras, a BR Distribuidora - privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo denúncia da Procuradoria Geral da República, de 2015, o grupo de Collor recebeu cerca de R$ 29 milhões em propina entre os anos de 2010 e 2014, em contratos de troca de bandeira de postos de combustível da empresa.

Em 2019, a então procuradora-geral, Raquel Dodge, apresentou alegações finais e pediu que Collor fosse condenado a 22 anos e oito meses de prisão. O inquérito é um dos primeiros da Lava-Jato abertos no STF, sendo que o ex-presidente é réu desde 2017.

Na última quinta-feira (4/5) o relator, ministro Edson Fachin, chegou a negar um pedido da defesa que queria enviar o caso para a primeira instância, alegando que Collor tinha perdido o mandato como senador em janeiro e não teria mais foro privilegiado.

Fachin, por outro lado, ressaltou que o STF não muda a instância após o fim da instrução do processo. Na sexta-feira seguinte (5/5) a presidente do STF, ministra Rosa Weber, incluiu a pauta no calendário de julgamento.

O ex-ministro do governo Collor, Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, e Luis Amorim, diretor executivo da Organização Arnon de Mello (conglomerado de mídia do ex-presidente), também serão julgados.

Collor chegou a disputar o governo de Alagoas nas eleições de 2022, sendo apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas perdeu o pleito para Paulo Dantas (MDB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação