Democracia sob ataque

STF termina de analisar nesta segunda mais 250 denúncias dos atos de 8/1

São 800 denúncias contra envolvidos nos atos golpistas submetidas à Corte até agora. Na terça (16/5) começa o quinto bloco de julgamento, com outras 250

Ândrea Malcher
postado em 15/05/2023 11:09 / atualizado em 15/05/2023 11:09
 (crédito: Ed Alves/CB/ DA press)
(crédito: Ed Alves/CB/ DA press)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terminarão de analisar, em plenário virtual, até as 23h59 desta segunda-feira (15/5), mais 250 denúncias contra envolvidos nos ataques aos prédios dos Três Poderes do 8 de janeiro. Somando 800 denúncias até agora, esse é o quarto bloco submetido ao colegiado. O Supremo decidirá se abre ações penais contra os acusados.

O julgamento começou à 0h da última terça (9) e as acusações foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da União (PGR). Os denunciados passam a ser réus, caso as denúncias sejam aceitas, e, posteriormente, será a etapa de coleta de provas, incluindo depoimentos e alegações das testemunhas de defesa e acusação. Caberá ao STF condená-los ou absolvê-los e, para esse julgamento, não há um prazo específico.

Na terça (16), a Corte iniciará outro julgamento, com mais 250 denúncias contra acusados dos atos terroristas e que também será em sessão virtual. Com o quinto bloco, serão 1.050 denúncias enviadas ao STF. O julgamento se estenderá até as 23h59 da próxima segunda (22).

São dois os inquéritos instaurados sobre os atos antidemocráticos: o 4.922, que apura executores materiais dos atos, incluindo as denúncias sobre crime de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado; e o 4.921, que investiga os autores intelectuais e pessoas que instigaram os atos, o que engloba os crimes de incitação ao crime e associação criminosa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação