Rompimento

Após desentendimento com Marina Silva, Randolfe deixa Rede

Filiado à Rede desde 2015, o atual líder do governo Lula no Congresso oficializou saída do partido em um comunicado nesta quinta-feira (18/5). Randolfe ainda não divulgou para qual legenda pretende migrar

Ândrea Malcher
postado em 18/05/2023 12:15 / atualizado em 18/05/2023 12:16
 (crédito:  Geraldo Magela/Agência Senado)
(crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

O senador Randolfe Rodrigues (AP) anunciou, nesta quinta-feira (18/5), a desfiliação dele do partido Rede Sustentabilidade, após divergências com outro nome do partido: Marina Silva. Randolfe, que estava na sigla desde 2015, ainda não divulgou para qual legenda pretende migrar.

O último desentendimento entre o líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso e a ministra do Meio Ambiente envolve a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, no Amapá. Marina acredita que a empreitada é “altamente impactante” e disse que a acompanharia de perto. Já Randolfe é favorável ao projeto.

“A decisão do Ibama contrária a pesquisas na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas”, escreveu ele no Twitter.

“Junto a todas as instâncias do governo federal, reuniremos todos aqueles que querem o desenvolvimento sustentável do Amapá, para de forma técnica, legal e responsável lutarmos contra essa decisão”, continuou.

Ao anunciar a desfiliação em nota, o parlamentar destacou o cenário "dramático" enfrentado pela democracia recentemente. 

“Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça”, disse o senador. “Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica”, completou.

Ao agradecer a legenda, ele ainda citou a ex-senadora Heloísa Helena. “Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.”

Aos companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:

Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação