CPMI

Partidos governistas estão atrasando CPMI de 8/1, diz senador

Jorge Seif (PL-SC) negou tentativa de postergar por parte da oposição; colegiado deve ser instalado na próxima terça (23/5)

Ândrea Malcher
postado em 18/05/2023 14:17 / atualizado em 18/05/2023 14:19
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou, nesta quinta-feira (18/5), que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro anda a passos lentos por culpa de partidos governistas.“Uma vez que foi lida na sessão do Congresso pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e que nós da oposição já indicamos todos os membros da CPMI, inclusive eu sou parte desta comissão, dependemos agora que os outros partidos, especialmente de governistas, indiquem os seus”, afirma Seif.

“Não procede que nós da oposição estejamos ou com medo, ou com receio, ou esfriando, ou deixando passar, ou postergando. Pelo contrário, nós já indicamos todos os membros para CPMI”, completou o senador.

Para o parlamentar, as recentes imagens que mostram o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, entre os criminosos que atacaram o Palácio do Planalto, e os alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) pelo menos dois dias antes do quebra-quebra indicam que houveram omissões a serem explicadas.

“Creio que essas questões já deram uma clareza muito grande. Acho que nós hoje, a opinião pública, temos muito mais certezas de omissões – não sei se dolosas ou culposas. E houve, sim, um aviso por parte da Polícia Militar do DF, por parte da Abin e de outros membros”, opinou Seif.

Para o senador, independente do que seja, precisa ser apurado. "Afinal de contas, 1.500 pessoas foram presas, muitas delas ainda estão. Entendemos também que o devido processo legal não foi completamente respeitado, pelo menos os prazos para isso não foram respeitados, e a sociedade brasileira, seja os eleitores da direita, da esquerda ou do centro querem respostas e responsabilizacoes”, finalizou.

Cotado a presidência do colegiado, o deputado Arthur Maia (União-BA), afirmou no Twitter que a CPMI deve ser instalada na próxima quarta (23/5).

“A CPMI do 8 de Janeiro atingiu o quórum necessário para ser instalada. Falei há pouco com o senador Rodrigo Pacheco e fui informado que a instalação do colegiado acontecerá na próxima terça-feira, 23/05”, escreveu Maia.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação