INVESTIGAÇÃO

Depoimento de Deltan Dallagnol à PF é remarcado para segunda-feira

Ex-procurador é investigado por declarações de realizou sobre cassação de mandato determinada pelo TSE

Renato Souza
postado em 02/06/2023 18:31
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O deputado cassado Deltan Dallagnol deve ser ouvido pela Polícia Federal na próxima segunda-feira (6). De acordo com a defesa do congressista, a oitiva dele, marcada para ocorrer nesta sexta-feira (2), foi remarcada pelos investigadores. Ele foi intimado como investigado em uma diligência que apura declarações dele durante uma entrevista.

Ao comentar o caso, Dallagnol questionou a competência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato dele. No documento apresentado em um recurso à Mesa-Diretora da Câmara, Dallagnol afirma que a corte eleitoral "usurpou" as atribuições do parlamento. A investigação contra ele foi aberta a pedido da Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF).

O parlamentar teve o mandato cassado após o TSE entender que ele deixou o cargo de procurador no Ministério Público Federal (MPF) para fugir de processos administrativos que poderiam resultar na perda dos seus direitos políticos. Após deixar a instituição, Dallagnol se candidatou e foi eleito deputado federal pelo Paraná. Além de perder o mandato, ele está inelegível.

Em nota, a defesa confirmou o adiamento da oitiva e disse que o processo segue em sigilo. Mas os advogados vão solicitar que o processo seja público. "Não foi informado qual regra penal teria sido violada. Como o deputado só teve acesso à razão da investigação no momento do depoimento, e seu advogado só teve acesso aos autos instantes antes da audiência, esta foi remarcada para a segunda-feira. O deputado pediu ao seu advogado que solicite ao STF que o sigilo sobre o feito seja levantado, em prestígio à publicidade dos atos públicos e valoração da transparência", destaca o texto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação