Foro de São Paulo

Delegações de 23 países confirmam participação na reunião do Foro de São Paulo

Evento começa no final de junho, em Brasília, e deve ser um dos maiores encontros de organizações de esquerda desde a criação do grupo, em 1990

Renato Souza
postado em 11/06/2023 17:55
 (crédito: Ricardo Stuckert/PT)
(crédito: Ricardo Stuckert/PT)

Representantes do governo, de partidos políticos e de organizações de esquerda de pelo menos 23 países confirmaram que vem até o Brasil para reunião do Foro de São Paulo, que envolve países de esquerda da América Latina e do Caribe. O evento ocorre em Brasília entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

Será um dos maiores encontros desde que o grupo foi criado em 1990, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar do evento. Neste ano, mesmo países oficialmente fora do grupo, como Estados Unidos e Arábia Saudita, devem enviar representantes.

De acordo com fontes consultadas pelo Correio na Força Aérea Brasileira e no Itamaraty, já confirmaram presença representantes do México, Colômbia, Venezuela, Cuba, Nicarágua, China, Índia, Rússia, Belarus, Chile, Argentina, Equador, Bolívia, Peru, Alemanha, Turquia, Espanha (deve vir o primeiro-ministro), Portugal, França, EUA(secretaria de Estado), Iran e Arábia Saudita.

O Foro de São Paulo é um grupo político, que envolve entidades de esquerda para discutir pautas em comum, como o fortalecimento de progressistas em países da América Latina. Em pelo menos dez nações, integrantes do Foro de São Paulo integram o comando do governo.

Segurança

Como não se trata de um evento de Estado oficial, mas sim de um encontro partidário, a diplomacia brasileira atua apenas na agenda do presidente Lula, quando ele estiver no evento. No entanto, a segurança de Brasília já está em alerta máximo por conta da quantidade de visitantes estrangeiros.

Nos próximos dias, 25 hotéis devem passar por inspeções de segurança, assim como clínicas, aeroporto, Estádio Nacional, Centro de Convenções, entre outras localidades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação