Sul da Bahia

Primeira obra do PAC III será Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia

Governo será responsável por construção de ferrovia que ligará Bahia e Goiás, sendo este o trecho final

Mariana Albuquerque*
postado em 03/07/2023 15:44 / atualizado em 03/07/2023 15:46
 (crédito: Reprodução / TV Brasil)
(crédito: Reprodução / TV Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (3/7), o início da primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Ao todo, o primeiro trecho terá 537km e ligará as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, passando por 19 municípios. 

Parte da obra será o primeiro projeto a integrar o novo Programa de Aceleração do Crescimento, apelidado como PAC III do 3º governo de Lula. 

Segundo a divulgação do governo, cerca de 1.200 empregos deverão ser gerados. A construção será feita pela Bahia Mineração (BAMIM), que arrematou a concessão da obra em leilão.

A empresa responsável pela obra definiu 2027 como ano de término das atividades, mas o presidente pediu para entregar a obra antes do fim de seu mandato. 

"Eu quero fazer um pedido aos empresários: vocês têm que entregar a ferrovia antes do dia 31 de dezembro de 2026. Façam um pouco de hora extra, trabalhem no final de semana, se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo. Senão, a gente corre o risco de uma outra 'coisa ruim' voltar nesse país, e ela [FIOL] ficar parada outra vez, então vamos tratar de inaugurar logo essa obra", afirmou Lula. 

Lula disse que, além do novo programa de desenvolvimento e infraestrutura, serão lançados os programas Água Para Todos e Luz Para Todos, mas não indicou datas para cada ação.

 O ministro Rui Costa (Casa Civil) informou que o governo federal será responsável por construir o trecho da obra que ligará a Bahia ao Goiás. “O presidente determinou e esse projeto vai compor o novo PAC, o novo plano de desenvolvimento. Até Caetité será tocado neste contrato de concessão pela Bamin. E de Caetité até Mara Rosa, em Goiás, nós vamos tocar dentro do projeto do PAC”, disse o ministro, que é ex-governador da Bahia.

* Estagiária sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação