Governo

Lula torna "pau de arara" em romaria manifestação da cultura nacional

Ao assinar lei, presidente foi presenteado com uma miniatura do transporte e uma estátua do Padre Cícero. O caminhão "pau de arara" é usado para levar fiéis a eventos religiosos

Ingrid Soares
postado em 01/08/2023 17:05
Medida foi assinada no Planalto, ao lado do autor da proposta, o líder do Governo na Câmara, José Guimarães, e do padre Cícero José da Silva, da Diocese de Crato -  (crédito: Ricardo Stuckert)
Medida foi assinada no Planalto, ao lado do autor da proposta, o líder do Governo na Câmara, José Guimarães, e do padre Cícero José da Silva, da Diocese de Crato - (crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (1/8) a lei que torna tradição o uso do “pau de arara” em romarias como patrimônio cultural e imaterial do Brasil. A medida foi assinada no Palácio do Planalto, ao lado do autor da proposta, o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, e do padre Cícero José da Silva, da Diocese de Crato.

O chefe do Executivo ainda foi presenteado com uma miniatura do transporte e uma estátua do Padre Cícero. O "pau de arara" é usado para levar fiéis aos eventos religiosos, onde a carroceria do caminhão é equipada com tábuas para servir de assento e uma lona coberta. A boleia costuma ser decorada com imagens religiosas.

Milhões de pessoas utilizam o "pau de arara" em romarias. As procissões mais famosas ficam na região do Nordeste, como a de padre Cícero em Juazeiro do Norte, de São Francisco das Chagas, em Canindé, no Ceará, e a de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação