Esplanada

Entrada de Fufuca e Costa Filho no governo é certa, segundo Padilha

Decisão, no entanto, só deve ocorrer após agenda de Lula no Norte; deputados são cotados a assumir ministérios no governo em troca de apoio no Congresso

Ândrea Malcher — enviada especial
postado em 04/08/2023 16:04 / atualizado em 04/08/2023 16:04
Segundo Padilha, que está em Belém, Lula se reunirá com os nomes do Centrão para formalizar convite -  (crédito:  Raimundo Pacco/Esp.CB)
Segundo Padilha, que está em Belém, Lula se reunirá com os nomes do Centrão para formalizar convite - (crédito: Raimundo Pacco/Esp.CB)

Belém — O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta sexta-feira (4/8), durante os Diálogos Amazônicos, evento que antecede à Cúpula da Amazônia, que é certa a entrada de André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) no governo. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com os nomes do Centrão para formalizar o convite.

“Já tem uma decisão do presidente Lula de trazer esses dois parlamentares, que representam duas bancadas importantes do Congresso. Mas, mais do que elas, podem atrair outros parlamentares, trazê-los para o governo, convidá-los para ocupar postos de ministérios”, afirmou Padilha.

O ministro já se reuniu com os dois cotados e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), confirmou a entrada dos parlamentares no governo. A grande questão é onde eles serão alocados.

Padilha destacou a importância dos partidos para aprovação de pautas prioritárias neste segundo semestre. “Acreditamos que essas forças políticas vão ajudar muito. A decisão pelo presidente Lula está tomada. O presidente Lula gosta de fazer essa relação com as lideranças partidárias, então vai fechar essas reuniões, fazer o convite”, observou.

Presidente Lula, enquanto isso, ganha tempo para bater o martelo de quem cederá seu lugar, pois os encontros só acontecerão após a agenda do petista pelo Norte, depois de 9 de agosto, último dia da Cúpula da Amazônia. “Mas, como o presidente vem para a Amazônia, já está em Parintins (AM), não será possível fazer essa agenda na próxima semana. O diálogo continua, e a decisão vai acontecer no mês de agosto, mas a decisão do presidente já é trazer esses parlamentares”.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação