SENADO

Eduardo Braga é oficializado relator da reforma tributária na CCJ

Braga anunciou que apresentará seu plano de trabalho para a tramitação da pauta na próxima quarta-feira (16/10). Entre as ações esperadas no cronograma estão um debate com os 27 governadores

Rafaela Gonçalves
postado em 09/08/2023 12:50 / atualizado em 09/08/2023 12:52
O relator já mostrou posição contrária à defendida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que mira na criação de um consórcio entre Sul e Sudeste -  (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
O relator já mostrou posição contrária à defendida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que mira na criação de um consórcio entre Sul e Sudeste - (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado formalizou o nome de Eduardo Braga (MDB-AM) como relator da reforma tributária nesta quarta-feira (9/10). A indicação de Braga havia sido anunciada em julho pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas faltava ser formalizada pela comissão.

Braga anunciou que apresentará seu plano de trabalho para a tramitação da pauta na próxima quarta-feira (16/10). A tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Senado se dará em duas etapas. Primeiro, a proposta passará pela CCJ. Depois de ser analisada pelo colegiado, seguirá para o plenário.

Entre as ações esperadas no cronograma estão um debate com os 27 governadores. O relator já mostrou posição contrária à defendida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que mira na criação de um consórcio específico para defender os interesses do Sul e do Sudeste, separando as outras regiões.

De acordo com Braga, a intenção é apresentar o parecer e concluir a votação na CCJ até o final de outubro e então seguir com o texto para o plenário. Por se tratar de uma PEC, o texto terá de passar por dois turnos de votação para ser aprovado.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação