Diplomacia

Lula diz que Putin não será preso se vier ao encontro do G20 no Brasil

O presidente russo é alvo de mandados de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra. Se Lula não determinar sua prisão no Brasil, caso venha ao país, o presidente descumprirá um acordo internacional do qual o país é signatário

A afirmação foi feita ao ser questionado se Putin seria convidado para participar da reunião do G20 no Brasil  -  (crédito: Reprodução/CanalGov)
A afirmação foi feita ao ser questionado se Putin seria convidado para participar da reunião do G20 no Brasil - (crédito: Reprodução/CanalGov)
Rafaela Gonçalves
postado em 10/09/2023 08:56

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o líder russo Vladimir Putin não será preso se vier ao Brasil. A afirmação foi feita ao ser questionado se ele seria convidado para participar da reunião do G20 no Brasil — grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo — e Lula confirmou que o presidente da Rússia receberá o convite.

“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, disse, entrevista ao canal indiano Firstpost, no sábado (9/9). “Ninguém vai desrespeitar o Brasil, porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil. É preciso as pessoas levarem muito a sério isso”, acrescentou.

Lula está na Índia para a 18ª Cúpula do G20, encontro no qual o Brasil assumirá a liderança do grupo a partir de dezembro. Em março, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra Putin por crimes de guerra, ele não compareceu à Cúpula pois corre o risco de ser detido se deixar o país.

Por ser signatário do acordo que criou o tribunal, o Brasil deve cumprir os mandados caso o presidente russo viesse ao país. Se Lula não determinar a prisão de Putin no Brasil, caso ele venha ao país, o presidente estaria descumprindo um acordo internacional.

“Eu acredito que o Putin pode facilmente ir para o Brasil”, disse Lula, ao afirmar que Putin deve ser convidado para vir ao país porque deve encontrá-lo em 2024, na Rússia, em função do encontro do Brics, que deve ser sediado pelos russos no próximo ano. “Antes do G20 no Brasil, teremos o Brics na Rússia, e eu vou ao Brics na Rússia no próximo ano. Todo mundo vai para a reunião do Brics e espero que também venham para o G20 no Brasil”, declarou.

Lula continuou dizendo que no Brics encontrará também o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o chinês Xi Jinping. “Eu espero que eles também venham para a cúpula do G20 no Brasil. No Brasil, eles vão sentir um ambiente de paz. Então eles vão sentir que, no Brasil, a gente gosta de música, de Carnaval, futebol, mas a gente gosta de paz. E a gente gosta de tratar bem as pessoas.”


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação