CÂMARA DOS DEPUTADOS

Sob domínio da bancada da bala, comissão vota convocação de Lewandowski

Requerimento é o primeiro item da sessão inaugural da Comissão de Segurança Pública neste ano

Comissão cobra cobra
Comissão cobra cobra "esclarecimentos sobre as medidas que têm sido adotadas pelo ministério para conter o avanço do crime organizado no Brasil" - (crédito: Carlos Humberto/SCO/STF)
postado em 12/03/2024 13:13 / atualizado em 12/03/2024 16:01

Sob domínio de deputados que integram a bancada da bala, a Comissão de Segurança Pública da Câmara vai votar, na tarde desta terça-feira (12/3), a convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Este é o primeiro item da pauta da sessão inaugural do colegiado neste ano, presidido agora pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), histórico integrante desse grupo.

O autor do requerimento para levar o ministro à comissão é Ubiratan Sanderson (PL-RS), que cobra "esclarecimentos sobre as medidas que têm sido adotadas pelo ministério para conter o avanço do crime organizado no Brasil, bem como sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Mossoró", argumenta o parlamentar no seu pedido.

A Comissão de Segurança integra o conjunto de espaços dominados pelos bolsonaristas na Câmara. Na distribuição dessas comissões, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro controla, além desta, as comissões de Constituição e Justiça, de Educação e a de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

Convocação suspensa

O requerimento de convocação de Lewandowski foi retirado da pauta da comissão a pedido de Alberto Fraga (PL-DF), que a preside. O ministro, disse, o chamou para uma conversa ainda nesta terça no ministério. Os integrantes do colegiado concordaram. Fraga, que garantiu que Lewandowski irá comparecer à Câmara em outra data, afirmou que o ministro não pode ser responsabilizado pela fuga dos dois detentos do presídio de Mossoró (RN) porque estava no cargo há apenas uma semana.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação