Segurança

Planalto amplia acesso do gabinete de Lula a armas funcionais do GSI

Portaria publicada nesta segunda-feira (10/2) permite que servidores da Ajudância de Ordens usem armas institucionais do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O governo federal ampliou nesta segunda-feira (10/2) a permissão para que funcionários do gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizem armas de fogo funcionais do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, assinada pelo ministro general  Marcos Amaro dos Santos, servidores da Ajudância de Ordens da Presidência que possuam porte de arma de fogo poderão agora usar os armamentos, antes reservados a funcionários do GSI.

A medida afeta oito servidores do gabinete presidencial, todos militares.

Ajudantes de ordens

Os armamentos podem ser portados “de forma explícita e visível, no desempenho de suas atribuições legais, sempre que a situação assim o exigir”, segundo a portaria original. A permissão para uso das armas também consta na identidade funcional dos servidores.

A Ajudância de Ordens é ligada diretamente à Presidência, e tem como função assessorar o presidente em assuntos pessoais ou de serviço.

Mais Lidas