O deputado André Janones (Avante-MG) anunciou, nesta terça-feira (15/7), que vai recorrer ao plenário da Câmara dos Deputados contra a decisão do Conselho de Ética que determinou a suspensão dele por 90 dias. A punição foi aprovada após o parlamentar ter ofendido o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante um pronunciamento realizado em 9 de julho.
Em declaração à imprensa após a sessão, Janones criticou o parecer aprovado pelo colegiado. “Eu fui suspenso por três meses do mandato por ser agredido fisicamente na Câmara. Segundo o Conselho de Ética, eu ofendi o deputado Nikolas Ferreira. Mas sequer citam o que eu disse, qual foi a suposta ofensa. Na verdade, estou sendo punido porque tentam calar a esquerda, o governo, e porque me posicionei contra Donald Trump e contra o tarifaço”, afirmou.
O parlamentar reforçou que pretende apresentar recurso para reverter a decisão em plenário, onde todos os 513 deputados têm direito a voto. “Vamos recorrer ao plenário da Câmara dos Deputados para que essa decisão seja modificada. Não acredito que a Casa vá manter essa suspensão. Não me arrependo de enfrentar Donald Trump nem a extrema-direita. Vamos continuar nessa batalha e buscar derrubar essa medida”, completou.
Saiba Mais
-
Política Novo licenciamento ambiental é "golpe na democracia", dizem frentes parlamentares
-
Política Audiência sobre IOF no STF termina sem acordo entre governo e Legislativo
-
Política Crimes de Bolsonaro listados pela PGR podem render até 43 anos de prisão
-
Política Comissão da Câmara aprova PEC dos Precatórios com impacto de até R$ 800 bi
-
Política Delegado da PF descobre no STF que também é investigado
-
Política STF: testemunha confirma uso de sistema first mile na Abin
