O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, neste sábado (9). A ligação durou cerca de 40 minutos e o presidente Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Segundo o governo, Putin agradeceu o empenho e interesse do Brasil no tema. Lula enfatizou que sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o governo está à disposição para contribuir com o que for necessário.
- Leia também: Índia é a saída contra tarifaço imposto por Trump
Os presidentes também discutiram o atual cenário político e econômico internacional. Falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do BRICS.
O Brasil vem buscando fortalecer os laços comerciais com outros países, sobretudo os que integram o bloco, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump impôr tarifas sobre produtos brasileiros exportados ao país desde o dia 6 de agosto.
O presidente norte-americano vê como ameaça a possibilidade dos países do BRICS não utilizarem o dólar como moeda de transação comercial. Com isso, já aplicou diversas sanções ao Brasil, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Saiba Mais
-
Mundo Tiroteio na Times Square em Nova York deixa três feridos; veja vídeo
-
Mundo Conselho de segurança da ONU fará reunião de emergência neste sábado (9)
-
Mundo 'Lula vai colher benefícios por ser atacado por Trump, mas deve evitar briga maior', diz Economist
-
Mundo Os golpes da 'machosfera' para fazer garotos e homens odiarem as mulheres
-
Mundo Trump anuncia cúpula com Putin no Alasca e fala em concessões na Ucrânia
-
Mundo Alemanha suspende exportações de armas a Israel para uso em Gaza
