Casa Limpa

6 dicas de rotina de limpeza e organização para economizar tempo

Aprenda a destinar um tempo para a limpeza diária e faça um planejamento para a faxina, aproveitando assim melhor o seu fim de semana

Mariana Costa* - Estado de Minas
postado em 07/12/2021 15:10 / atualizado em 07/12/2021 15:11
Rotina de limpeza e organização para economizar tempo -  (crédito: Reprodução)
Rotina de limpeza e organização para economizar tempo - (crédito: Reprodução)

Você tem dificuldade para encaixar a rotina de limpeza dentro do seu dia a dia? Muita gente tenta recuperar o tempo perdido aos fins de semana. Entretanto, acabam deixando de descansar ou de ter momentos de lazer.

A economia de tempo, portanto, é fundamental para quem deseja manter a casa limpa e cheirosa, mas tem poucos momentos para isso. Sendo assim, é importante criar uma rotina de limpeza, se organizando entre a limpeza diária e a faxina mais pesada.

Nesse sentido, veja as 6 dicas especiais que separamos para você deixar a sua casa organizada e limpa e ainda aproveitar um tempinho livre só para você.

1. Saiba diferenciar a limpeza diária, semanal e mensal

Muitas vezes ficamos perdidos em meio às tarefas domésticas por não saber nos organizarmos.

Desse modo, organize-se quanto à limpeza diária, semanal e mensal. Tente criar a seguinte rotina de limpeza na sua casa ou apê.

Diária
Varrer o chão, arrumar a cama, tirar o lixo do banheiro e separar as roupas sujas.

Semanal
Tirar o pó dos móveis, lavar o banheiro, lavar as roupas, limpar o interior de geladeira e micro-ondas e trocar os forros de cama.

Mensal
Tirar o pó do ventilador, lavar o piso, limpar as paredes e arrumar as gavetas, guarda-roupas e armários.

 

2. Selecione um dia para fazer a faxina



Muita gente prefere limpar um cômodo por dia. Mas, no final das contas, a casa nunca fica totalmente limpa. Dessa maneira, a dica de ouro é selecionar um dia da semana e caprichar na limpeza.

De preferência, faça isso durante a semana. Não é por acaso que a sexta-feira é o dia oficial da limpeza em muitas casas. Assim, você consegue aproveitar o dia de semana.

 

3. Tenha em mãos os materiais necessários



Não há nada mais chato do que acordar disposta a limpar a casa e perceber que algum material de limpeza está em falta, não é mesmo?

Então, para evitar essa situação, certifique-se de colocar os produtos de limpeza na lista de compras do supermercado.

Para quem tem mais tempo disponível, é interessante usar produtos diferenciados para cada cômodo. Contudo, se você tem uma rotina apertada, compre um produto multiuso. Além disso, você pode reservar um tempinho para fazer os seus próprios produtos de limpeza, que tal?



4. Peça ajuda às pessoas da família



Se o seu tempo é exíguo, nada mais justo do que colocar a família toda na rotina de limpeza, não é mesmo? Por isso, converse com seus filhos e divida as tarefas. Se possível, faça isso antecipadamente para evitar mal-entendidos e atrasos. Acima de tudo, você pode despertar a responsabilidade em cada um por deixar a casa limpa por mais tempo.

 

5. Mantenha uma ordem de afazeres domésticos



Uma dica muito valiosa para a economia de tempo na rotina de limpeza é criar um cronograma de limpeza. Enfim, se no trabalho nós criamos metodologias, em casa não poderia ser diferente.

Desse modo, a dica é seguir o seguinte passo a passo na hora de limpar o imóvel:

  • comece tirando o pó dos móveis e objetos;
  • limpe os vidros e espelhos com os produtos adequados;
  • limpe a cozinha e o banheiro, passando para os quartos e a sala;
  • passe o aspirador e, na sequência, um pano úmido no piso.

 

6. Aplique a técnica “Pomodoro”

 

A gestão do tempo é a chave para manter uma rotina de limpeza adequada e eficiente. Para melhorar a organização do seu tempo, que tal aplicar a técnica “Pomodoro”?

Pomodoro, em italiano, significa tomate. Isso porque a técnica foi criada pelo estudante Francesco Cirillo, que usou um cronômetro de cozinha, em formato de tomate, para organizar melhor o seu tempo de estudos.

Assim, ele criou ciclos de 25 minutos de concentração com 5 minutos de pausas curtas. Dessa maneira, você pode limpar a casa por 25 minutos direto e, depois, ter pequenos intervalos. Após uma hora, você se dá um tempo maior de folga, que pode ser de 15 minutos.

 

O que achou das nossas dicas de economia de tempo na rotina de limpeza?

 

Além disso, você pode criar o seu próprio método, desde que consiga gerir melhor o seu dia a dia e manter a casa organizada, conferindo assim mais bem-estar aos seus dias.

Aproveite agora para ler mais um conteúdo sobre limpeza e organização, que é sobre como economizar nos produtos de limpeza. E não deixe de acompanhar o portal Lugar Certo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação