Casa

Como montar um belo jardim dentro de casa

Quer começar o novo ano trazendo mais verde para dentro de casa, mas não sabe quais são os primeiros passos? Veja as dicas para dar vida ao seu lar

Por Iara Pereira*
postado em 02/01/2022 08:00 / atualizado em 02/01/2022 14:23
 (crédito:  Brenno Castro/Divulgação)
(crédito: Brenno Castro/Divulgação)

Quanto mais plantas dentro de casa, maior a sensação de acolhimento, frescor e sofisticação. O hábito de jardinagem é fácil de ser desenvolvido e pode até melhorar sua saúde, ajudando no controle da ansiedade. Que tal acrescentar o hobby à sua lista de resoluções para 2022?

O número de interessados em jardinagem e de lojas especializadas só cresce com o passar dos anos. As tendências mundiais indicam que, nas novas rotinas após o retorno das atividades presenciais, as pessoas estão buscando conexões com a natureza, mesmo dentro de casa. Seja com plantas ornamentais, seja com hortas caseiras, existem opções para todos os públicos.

Paula Benevides e o filho em um dos cantinhos verdes de casa
Paula Benevides e o filho em um dos cantinhos verdes de casa (foto: Arquivo pessoal)

Paula Benevides é advogada e encontrou nas plantas uma paixão. Na página @acasabemviva no Instagram, ela compartilha a rotina de cuidados e as dicas para quem quer trazer mais vida para dentro de casa. O conselho principal de Paula para os jardineiros iniciantes é começar devagar. Evite adquirir várias plantas e mudas ao mesmo tempo, pois é um investimento muito alto sem ter a garantia de que elas vão sobreviver.

Comece com três plantas, vá se acostumando com a nova rotina, perceba como o sol ilumina sua casa e, depois de alguns meses, acrescente novas espécies. "E o bom é que não precisa comprar sempre, você pode pedir uma muda de um amigo, ganhar da mãe ou de um vizinho. A planta tem um ciclo de vida enorme. Então, se você cuidar bem, você vai fazendo mudinhas e propagando também", incentiva a advogada.

Como regar?

Cada plantinha tem uma necessidade específica quanto à rega. Então, para não matar a muda nem de sede nem por água em excesso, você precisa tocar com os dedos o substrato em que ela foi plantada.

Se você sentir que a terra está seca, é hora de regar a planta. Se o substrato ainda estiver molhado ou úmido, não regue ainda. Além disso, não deixe que o excesso de água fique acumulado no pratinho. Uma opção prática é borrifar a planta, caso ela fique dentro de casa.

Algumas plantas, como as jiboias, podem até mesmo ficar diretamente dentro da água. A espécie se desenvolve rapidamente e você só precisa lembrar de trocar a água regularmente.

Não se desespere

Com frequência Bianca Castro recebe em seu instagram, @asplantasdecasa, questões de jardineiros iniciantes alarmados com uma folha que amarelou, um galho que entortou, uma marca que apareceu. A jornalista, que se dedica ao hobby há quatro anos, aconselha que mantenham sempre a calma.

"Quanto mais você lida com suas plantas, mais você vai entendê-las como seres vivos. O que eu quero dizer com isso? Todo mundo tem dias bons e dias ruins. Com as plantas é a mesma coisa. Se na natureza elas perdem uma folha, ficam um pouquinho mais caidinhas, não tem problema. No próximo dia, elas vão estar melhores, e isso faz parte do ciclo de todos os seres vivos", esclarece Bianca.

Preste sempre atenção na sua nova planta para saber se ela precisa de mais ou menos luz do que está recebendo, se o substrato em que foi plantada está secando muito rapidamente ou muito devagar após as regas, e vá fazendo os ajustes necessários. Dando tempo para observar as mudanças nos sinais.

Sempre procure cômodos bem iluminados da casa para pôr as mudinhas
Sempre procure cômodos bem iluminados da casa para pôr as mudinhas (foto: Brenno Castro/Divulgação)

Paula Benevides aproveita para reafirmar que as plantas não são a decoração da casa: "Você precisa fornecer para a sua planta um cantinho onde ela se desenvolva bem. Em vez de se preocupar somente com a beleza do espaço, busque conciliar os fatores, para que ela receba o que precisa para viver por muito tempo".

E como todo ser vivo, as plantas têm processos para serem admirados. Praticando a jardinagem, você pode observar os detalhes, ver as mudanças, as novas folhas, flores, raízes. É esse cuidado e paciência necessários no contato com a natureza que aliviam o estresse e a ansiedade.

Bianca Castro completa: "Se um cômodo está sempre escuro, é muito gelado ou muito abafado, não faz sentido colocar uma planta ali. Então, antes mesmo de adquiri-la, é bom analisar a luminosidade e a ventilação da sua casa e priorizar as espécies que vão se adaptar ao ambiente".

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Sempre procure cômodos bem iluminados da casa para pôr as mudinhas
    Sempre procure cômodos bem iluminados da casa para pôr as mudinhas Foto: Brenno Castro/Divulgação
  • Paula Benevides e o filho em um dos cantinhos verdes de casa
    Paula Benevides e o filho em um dos cantinhos verdes de casa Foto: Arquivo pessoal
  • Paula Benevides e o filho em um dos cantinhos verdes de casa
    Paula Benevides e o filho em um dos cantinhos verdes de casa Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação