Plantas para casa

11 espécies de plantas pequenas para ter em casa ou apartamento

Muitas pessoas querem cultivar plantas em casa ou apartamento, mas têm pouco espaço; no entanto, há espécies indicadas para lugares compactos

Lugar Certo - Estado de Minas
postado em 04/03/2022 15:44 / atualizado em 04/03/2022 15:44
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

As plantas dão um novo significado à decoração de casas e apartamentos. Mas o que fazer quando se tem pouco espaço?

Além disso, quais espécies podem ser cultivadas à sombra, sem comprometer o seu crescimento? Saiba neste post como deixar o seu lar mais verde ou florido com plantas pequenas que combinam com o seu imóvel.

Uso de plantas na decoração

Elas parecem ter ficado meio esquecidas na decoração nos últimos tempos, mas voltaram a ser mais usadas com estilos de decoração que valorizam o verde.

Podemos citar o minimalismo, o urban jungle e o estilo boho como movimentos que valorizam o verde dentro de casa ou apartamento. Isso sem falar nos jardins verticais, que podem ser usados em qualquer cômodo da casa.

Afinal de contas, o verde das folhagens e o colorido das flores trazem um charme extra para a casa. Além disso, fazem bem para os moradores em todos os sentidos. Elas purificam o ar, dão uma sensação de frescor e relaxam. Deve ser por isso que o Pinterest registrou um aumento na procura por plantas em casa nos últimos meses.

Plantas pequenas para ter em casa

Não é preciso ter um grande vaso ou um verdadeiro jardim dentro de casa, principalmente se você mora em um apartamento pequeno. Sendo assim, confira a lista de 11 plantas que separamos para você se inspirar.

Árvore da Felicidade

Essa plantinha conquistou muitas pessoas. Afinal, ela é singela, pois tem o caule fino e as folhas pequenas. A dica é deixá-la à meia-sombra e regar, pelo menos, três vezes por semana.

Cactos

Os cactos são exemplos de resistência, afinal, eles se dão bem em condições extremas, como a falta de luz solar e de água. Sendo assim, é ideal para quem é mais distraído e também tem pouco espaço.

 

Cactos
Cactos (foto: Reprodução)

Camedórea-elegante

Como o nome evidencia, ela é muito elegante, pois conta com verde bem vivo, folhas finas e delicadas. É ideal para sacadas e janelas, sendo necessária apenas duas regas por semana.

Cyclamen

Com flores coloridas e pequenas, o cyclamen tem origem mediterrânea. Ele costuma florir nos meses mais frios. Além disso, se dá bem em espaços com pouca luz solar. As regas são espaçadas, chegando a apenas uma vez por semana nos períodos quentes.

 

Cyclamen
Cyclamen (foto: Reprodução)

Fitônia

Essa planta pequena é muito delicada e tem um lindo desenho nas suas folhas. Seu traçado pode dar uma coloração mais rosada ou esbranquiçada. É ideal para mesas de centro ou escrivaninhas.

Jade

De beleza singular, a jade parece uma árvore em miniatura, com folhas grossas e caule bem curto. A jade pode ficar à meia-sombra, mas é importante não exagerar na rega, pois a raiz pode apodrecer, e as folhas caírem.

 

Jade
Jade (foto: Reprodução )

Marantas

Ela tem folhas verdes e maiores em relação às demais da lista, porém, são um encanto para deixar dentro de casa. O vaso pode ser regado regularmente, e se as folhas caírem, pode-se apostar numa adubação mais intensa.

Rhipsalis

Ela também é conhecida como cacto-macarrão. O seu formato é curioso, pois contém folhas que parecem pequenos galhos finos que caem naturalmente. As flores saem de março a outubro, sendo branquinhas e encantadoras.

Rosa de Pedra

É um tipo de suculenta, porém nem parece ser de verdade devido à perfeição das suas folhas. É conhecida por ser muito resistente, indo de temperaturas negativas até 40 graus.

Suculentas

Entre as plantas pequenas, a suculenta é uma das mais populares. Existem em vários formatos, e exigem uma rega bastante cuidadosa para não apodrecer as raízes.

 

Suculentas
Suculentas (foto: Reprodução)

Violetas

É encontrada em mercados e lojas especializadas, sendo bastante famosas por se apresentarem em diversas cores. Gostam de meia-sombra e demonstram quando estão com pouca água, pois as suas folhas murcham com facilidade.

 

Violeta
Violeta (foto: Reprodução)

Qual vaso utilizar com plantas pequenas

Apesar de pequenas, as plantas citadas devem ser cultivadas em vasos com espaços regulares para conseguir captar bem os nutrientes.

Portanto, além da estética do vaso, você deve considerar o tamanho das raízes, a possibilidade de regas, a absorção da água e o frescor levado à planta.

Existem muitos materiais e modelos no mercado, por isso, a dica é pesquisar e encontrar o ideal para o seu estilo e a espécie da planta.

Como cuidar das plantas pequenas

Apesar do tamanho, elas merecem os mesmos cuidados das plantas maiores. Ao comprar a sua plantinha, procure pesquisar sobre a frequência de regas, de adubação e o manejo correto para evitar as temidas pragas.

No mais, observe como está o seu desenvolvimento. Se as folhas estão caindo, se estão ficando amareladas ou outro detalhe que roube sua beleza.

Concluindo, as plantas pequenas são ótimas companhias em casa e apartamentos. Basta saber cuidá-las para elas encherem nossos olhos com a sua beleza.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Plantas pequenas para casa
    Plantas pequenas para casa Foto: Reprodução
  • Cactos
    Cactos Foto: Reprodução
  • Cyclamen
    Cyclamen Foto: Reprodução
  • Jade
    Jade Foto: Reprodução
  • Suculentas
    Suculentas Foto: Reprodução
  • Violeta
    Violeta Foto: Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação