Beleza

Força na peruca: saiba como cuidar do cabelo mesmo usando laces

As laces são acessórios versáteis que proporcionam diferentes visuais sem muito esforço. Popular entre artistas, o uso, porém, demanda alguns cuidados para evitar danos aos fios naturais

Iara Pereira*
postado em 27/03/2022 08:01 / atualizado em 27/03/2022 10:39
Raabe Noleto começou a usar perucas após ter raspado o cabelo:
Raabe Noleto começou a usar perucas após ter raspado o cabelo: "Passei a entender que minha beleza não dependia só disso e comecei a experimentar" - (crédito: Arquivo pessoal)

Para quem gosta de mudar o visual com frequência, as laces, as perucas e os apliques são a solução para ter um cabelo diferente a cada semana. A tática para passar por transformações radicais sem danificar os fios naturais é utilizada há muito tempo por várias famosas, como Beyoncé, Nicki Minaj e Rihanna, Mais recentemente, a lace conquistou as ruas.

No Brasil, as laces e perucas também caíram no gosto das famosas: Ludmilla, Camilla de Lucas e, mais recentemente, Brunna Gonçalves, ex-participante do BBB 22, chamaram a atenção com as mudanças instantâneas de visual.

Mas o que você sabe sobre laces e perucas? Para começar, os dois não são sinônimos. A lace é um modelo costurado à mão em uma tela de tule bem fino, o que permite uma aparência próxima a do couro cabeludo. Já a peruca é tecida sobre um material mais grosso, portanto o acabamento fica menos parecido com o cabelo natural.

Fernanda Aguiar é dona do Studio Nanda's Afro Hair e explica as diferenças na aplicação entre laces e perucas. Ela nota que a principal distinção está no acabamento, já que as laces são fixadas com cola na parte superior da testa. As perucas não precisam ser coladas, pois ficam presas pelos pequenos pentes localizados na parte interna do acessório.

A empresária expõe a diferença entre os tipos de fibra que podem ser utilizados na confecção de laces e perucas: "A sintética e a orgânica são bem diferentes. Existem vários tipos de fibras sintéticas, mas, normalmente, elas embaraçam mais facilmente, então é mais trabalhoso manter a rotina de cuidados. A fibra orgânica é mais fácil de cuidar, e o toque dela é mais macio. Atualmente, têm sido fabricadas laces e perucas com as fibras mais parecidas com o cabelo humano, para que o cuidado seja mais fácil", diz Fernanda.

Cuidados de afro paty

A rapper, cantora, compositora, modelo e atriz trinidiana radicada nos Estados Unidos, Nicki Minaj, está sempre com um novo visual
A rapper, cantora, compositora, modelo e atriz trinidiana radicada nos Estados Unidos, Nicki Minaj, está sempre com um novo visual (foto: Angela Weiss/AFP)

A estudante Raabe Noleto, 18 anos, conta como entrou no mundo das laces e perucas recentemente. "Eu sempre acompanhei muitos artistas, celebridades e subcelebridades da comunidade preta, as famosas 'afro patys', e eles utilizavam muitas laces e perucas. Então, no início da pandemia, em 2020, depois de raspar o meu cabelo, eu passei a entender que minha beleza não dependia só disso e comecei a experimentar. Estava constantemente trocando — usando tranças, perucas, meu cabelo natural e assim por diante. E é como se cada peruca me desse uma característica a mais, sabe? Eu acho muito incrível isso de você continuar sendo a mesma pessoa e ser várias outras ao mesmo tempo."

Raabe costuma colocar as perucas sozinha. Como os modelos da estudante não precisam de cola, o processo de aplicação envolve fazer tranças bem próximas à raiz com o cabelo natural, para evitar que o volume dificulte o encaixe. Também para obter um melhor resultado, ela usa uma touca, que mantém os fios no lugar.

A estudante afirma que, para proteger as madeixas naturais, não usa cremes quando planeja colocar uma das perucas. Segundo ela, além de prejudicar a saúde do cabelo, o excesso de produtos danifica as telas da parte interna do acessório.

Quais os perigos do descuido?

A cantora Ludmilla, juntamente com a esposa, Brunna Gonçalves, têm uma coleção de laces que usam sempre que têm vontade de mudar o visual
A cantora Ludmilla, juntamente com a esposa, Brunna Gonçalves, têm uma coleção de laces que usam sempre que têm vontade de mudar o visual (foto: Reprodução/Instagram)

A trancista Ana Paula Nascimento, do Salão Afro Rainha de Sabá, ensina como manter o cabelo natural e o couro cabeludo saudáveis durante o uso de laces e perucas. "A trança base, onde a peruca é fixada, dura de 15 a 30 dias, se você lavar direitinho. O problema é que algumas pessoas colocam a peruca na cabeça e não tiram para higienizar. E, quando você se lava com a peruca na cabeça, fica muito difícil ter acesso ao couro cabeludo."

Segundo Ana Paula, a consequência é uma higienização ineficiente. A lace abafa o couro cabeludo e dificulta a secagem. Assim pode acontecer a proliferação de fungos ou iniciar um caso de dermatite. E, caso a negligência se estenda por muito tempo, o cabelo pode se embaraçar muito e ficar quebradiço.

Para fugir dessa série de problemas, siga as dicas da trancista: lave as tranças base uma vez por semana com xampu e condicionadores diluídos, para evitar acúmulo de produto no couro cabeludo. Não use cremes de hidratação, pois, geralmente, são mais pesados.

Além disso, resta apenas aproveitar a praticidade e a versatilidade das laces e perucas. A empresária Fernanda Aguiar ressalta que, para ela, a melhor parte é manter o cabelo protegido contra poluição e luz solar durante um tempo. Se a manutenção for feita de maneira correta, os acessórios permitem que o cabelo cresça de forma saudável.

* Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Raabe Noleto começou a usar perucas após ter raspado o cabelo:
    Raabe Noleto começou a usar perucas após ter raspado o cabelo: "Passei a entender que minha beleza não dependia só disso e comecei a experimentar" Foto: Arquivo pessoal
  • Raabe Noleto começou a usar perucas após ter raspado o cabelo:
    Raabe Noleto começou a usar perucas após ter raspado o cabelo: "Passei a entender que minha beleza não dependia só disso e comecei a experimentar" Foto: Arquivo pessoal
  • A influencer, modelo e ex-BBB Camilla de Lucas é uma das celebridades brasileiras adepta dos laces e das perucas
    A influencer, modelo e ex-BBB Camilla de Lucas é uma das celebridades brasileiras adepta dos laces e das perucas Foto: Adriano Reis/Divulgacao.
  • A cantora Ludmilla, juntamente com a esposa, Brunna Gonçalves, têm uma coleção de laces que usam sempre que têm vontade de mudar o visual
    A cantora Ludmilla, juntamente com a esposa, Brunna Gonçalves, têm uma coleção de laces que usam sempre que têm vontade de mudar o visual Foto: Reprodução / Instagram
  • A rapper, cantora, compositora, modelo e atriz trinidiana radicada nos Estados Unidos, Nicki Minaj, está sempre com um novo visual
    A rapper, cantora, compositora, modelo e atriz trinidiana radicada nos Estados Unidos, Nicki Minaj, está sempre com um novo visual Foto: ANGELA WEISS
  • NICKI MINAJ CANTORA POP
41 ANOS
    NICKI MINAJ CANTORA POP 41 ANOS Foto: Angela Weiss/AFP
  • A cantora Ludmilla, juntamente com a esposa, Brunna Gonçalves, têm uma coleção de laces que usam sempre que têm vontade de mudar o visual
    A cantora Ludmilla, juntamente com a esposa, Brunna Gonçalves, têm uma coleção de laces que usam sempre que têm vontade de mudar o visual Foto: Reprodução/Instagram
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação