Inseticidas caseiras

Casa organizada: saiba 6 truques para se livrar das baratas em casa

Você tem medo de barata? Ou simplesmente quer evitar essas visitas indesejadas na sua casa? Veja como se livrar delas

Lugar Certo - Estado de Minas
postado em 23/03/2022 13:16
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa. Sendo assim, elas são atraídas por restos de comida, doces e até sacos de lixo. Mas quando esses insetos aparecem em casa é um problema, afinal elas podem transmitir doenças, além de provocarem pavor em muita gente. Por isso, veja as nossas dicas de como eliminar baratas.

Se você não gosta de matá-las à chinelada, o jeito é prevenir a chegada desses insetos em seu lar. Mas também há alguns truques mais naturais que não causam mal ao bichinho.

O fato é que é bom se livrar das baratas, pois elas são vetores de doenças como diarreia, pneumonia, lepra, hepatite A e outras enfermidades.

Além disso, há o fator emocional, já que muitas pessoas têm fobia do inseto de pernas serrilhadas e carcaça preta. Quando elas voam, então, pior ainda. Só por curiosidade, o medo de barata é chamado de catsaridafobia. Se você tem essa fobia ou simplesmente quer deixar a casa livre delas, confira os truques de como eliminar baratas.

Como eliminar baratas com folhas de louro

O louro é um tempero muito usado na culinária brasileira. E a boa notícia é que as baratas odeiam cheiro de louro. Sendo assim, compre folhas de louro na seção de temperos do supermercado ou em lojas especializadas.

Chegando em casa, coloque as folhas de louro nos possíveis esconderijos das baratas, como ralos, cantinhos de armários, sapateiras e debaixo do fogão.

Como eliminar baratas com frutas cítricas

O odor de frutas cítricas, como laranja e limão, também afugenta as baratinhas. Por isso, pegue um repelente elétrico, corte uma casca de limão ou de laranja em formato retangular e insira no aparelho.

Em seguida, deixe o aparelho na tomada durante a noite nos cômodos nos quais as baratas mais costumam aparecer.

Como eliminar baratas com bicarbonato

Se você tem crianças e pets em casa e não deseja usar as famosas armadilhas com veneno para eliminar as baratas, a solução está nas soluções caseiras.

Portanto, misture um pouco de açúcar com bicarbonato de sódio em um pratinho e deixe-o próximo a ralos e outros lugares da sua casa frequentados pelas baratas. A mistura é tóxica para o inseto.

Como eliminar baratas com cerveja

Sobrou um pouquinho de cerveja do último churrasco? Faça uma armadilha para eliminar baratas. Você precisa pegar um copo limpo, untar com óleo de cozinha em todo o seu interior, colocar até metade de cerveja e esperar que as baratas caiam no copo. Os insetos não conseguirão sair e, assim, você poderá se livrar delas.

Como eliminar baratas com eucalipto e alecrim

Mais uma dica relacionada a aromas que para as baratas não são bem-vindos.

O eucalipto e o alecrim são repelentes naturais de barata. Por essa razão, ao comprar desinfetantes no mercado, prefira os de eucalipto ou de alecrim.

Passe pela casa com um pano umedecido, evitando assim que as baratas resolvam passear pelos cômodos.

Como eliminar baratas com óleo de lavanda

O óleo de lavanda também é odiado pelas baratas. Por esse motivo, faça uma mistura com 20 gotas de óleo de lavanda e 1 litro de água.

Em seguida, coloque a solução em um borrifador e utilize-a em portas e janelas da sua casa. Você pode borrifar o produto diretamente nos ralos também. Assim, as baratas não irão entrar no imóvel.

Outra dica, é você usar um aromatizador de ambientes com óleo essencial de lavanda.

 

Dicas extras para evitar as baratinhas

Mas, de maneira geral, há mais algumas formas de como eliminar baratas da sua casa e viver mais tranquilo. Confira na sequência.

  • deixe o lixo sempre fechado;
  • elimine a umidade no banheiro e na lavanderia;
  • evite vazamentos no encanamento da pia;
  • instale telas anti-insetos nas janelas;
  • não deixe restos de alimentos expostos na cozinha;
  • utilize telas protetoras nos ralos;
  • vede todas as frestas e buracos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação