Bichos

Confira a lista dos nomes mais populares de cães e gatos em 2021

O PetCenso 2021, levantamento feito pela maior empresa do segmento de serviços para animais de estimação da América Latina, mostra como cães e gatos foram batizados no ano passado

Carolina Marcusse*
postado em 10/04/2022 08:00 / atualizado em 17/07/2023 11:14
Deliane de Paula, tutora da Mel, batizou a cadela com este nome por achar que combina com a amiga peluda  -  (crédito:  Arquivo Pessoal)
Deliane de Paula, tutora da Mel, batizou a cadela com este nome por achar que combina com a amiga peluda - (crédito: Arquivo Pessoal)

Para muitos tutores, o laço com os animais domésticos é profundo, com muito amor e cuidado envolvidos. Por isso, a hora de decidir o nome pode ser quase tão difícil quanto a escolha do de um filho. Porém, segundo o que aponta o PetCenso 2021, nem Enzo nem Valentina — os campeões entre os humanos — são os nomes mais frequentes dos bichinhos. O levantamento, que é anual e realizado desde 2016 pela DogHero, maior empresa do segmento de serviços para animais de estimação da América Latina, revelou o ranking de cães e gatos.

No pódio dos cachorros, estão Thor e Mel, Luke e Luna, Bob e Nina, respectivamente como primeiro, segundo e terceiro lugares masculino e feminino. Os primeiros estão em destaque desde o primeiro levantamento, com sua presença marcada anualmente no ranking.

 2022. Crédito: Arquivo Pessoal. Revista. Bichos. Gata Luna, do tutor Felipe Daia.
2022. Crédito: Arquivo Pessoal. Revista. Bichos. Gata Luna, do tutor Felipe Daia. (foto: Arquivo Pessoal)

Deliane de Paula, tutora da Mel, uma cadela de 6 anos, sabe que o nome é comum, mas afirma que ele combina com a amiga peluda. "Meu marido, na época namorado, decidiu o nome quando a adotamos. Ele achou que combinava com a carinha dela." E, mesmo com o passar do tempo, o casal não se arrepende da escolha. Na verdade, hoje tem ainda outro significado: "Ela adoça nossas vidas", derretem-se.

Na lista dos gatos, os destaques nacionais são Simba e Luna, Tom e Nina, Chico e Mia, pódio em ordem decrescente. Os primeiros lugares de nomes de machos estão relacionados a desenhos animados, pois as crianças e a nostalgia da infância podem ser fator de influência na hora de tomar a decisão do nome. O nome Luna tem se popularizado nos últimos anos também, até em crianças. Um dos motivos pode estar relacionado ao significado da palavra, que, além de lua, pode remeter a "a iluminada" e "a feminina". Outro motivo são programas, como Sou Luna, telenovela argentina da Disney Channel, e a animação infantil popular Show da Luna, criada e produzida no país.

Felipe Daia, 21, adotou o primeiro animal de sua vida em 2017, e batizou a gata de Luna. Ele conta que a escolha se deu pela pelagem da felina, que é branca com manchas cinzas e pretas. "Ela me lembrou a lua e suas crateras, então, escolhi o nome da deusa romana da Lua", relembra o estudante. Na época, não conhecia outros animais com o mesmo nome, mas conta que percebeu o aumento com o passar dos anos. Hoje, Felipe conhece duas cadelas de amigos diferentes que têm o mesmo nome e, por acaso, sua namorada é tutora de uma gata também chamada Luna.

Vira-lata, orgulho nacional

Além da lista nominal, o PetCenso conta com outro dado, o das raças mais cogitadas por tutores. Liderando tanto em cães quanto em gatos, estão os SRD (sem raça definida), os famosos vira-latas. A pesquisa aponta que 98% dos tutores têm animais sem raça em casa. Segundo a veterinária Lorena Bastos, a opção das pessoas por animais sem o pedigree se deve ao aumento da percepção dos problemas aos quais muitas raças são predispostas e à crescente preocupação com o bem-estar animal, estimulando a adoção. "A cada dia mais, ter um animal SRD se torna mais aceito socialmente do que ter um animal de raça comprado", acredita a profissional.

Esse movimento é positivo para diminuir a quantidade de animais nas ruas. Embora não existam dados oficiais a respeito da quantidade de animais abandonados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no Brasil, há mais de 30 milhões de bichos nessa situação. Eles correm uma série de riscos, como atropelamento e violências. Além disso, representam um risco para a saúde pública, pois podem transmitir zoonoses.

Outro ponto que levou ao aumento da conscientização nos últimos anos foi a percepção, devido às ações de diversos ativistas, que existem diversos canis e criadouros com práticas violentas, que não se preocupam com o bem-estar das fêmeas reprodutoras.

Ter um animal adotado pode ser fonte de alegria para toda família. É o impacto que trouxe na vida de Sarah Dam, 23, e sua família. Após uma vizinha resgatar uma ninhada de filhotes do bueiro da quadra onde moravam e divulgar que precisavam de um lar, decidiram ficar com Tom, gato preto com uma mancha branca no peito que lembra vagamente o personagem da série de desenhos animados Tom e Jerry. Além do nome ter um valor afetivo, é curto. A veterinária Lorena afirma que esse tipo de nome é ideal: "Nomes com uma ou duas sílabas, são ideais para que os bichos aprendam mais rapidamente a identificá-los".

Caso o tutor tenha escolhido um nome grande e o chame por um apelido, não é um problema, desde que sejam utilizados em momentos diferentes. "Por exemplo, usar o apelido quando o tutor está feliz com a atitude do animal e o nome completo quando está bravo, para que o bicho saiba diferenciar os dois e não fique confuso", indica a veterinária. O alerta que Lorena faz é que pode não ser interessante colocar o nome de alguém que seja repetido com frequência no ambiente doméstico, como de algum familiar, amigo ou personagem de desenho, pois pode deixar os bichos confusos.

Top 5

Confira os nomes mais escolhidos para cachorros e cadelas, gatos e gatas, no Brasil e na Região Centro-Oeste

Cães | Brasil

1º Thor / Mel

2º Luke / Luna

3º Bob / Nina

4º Theo / Amora

5º Fred / Meg

Gatos | Brasil

1º Simba / Luna

2º Tom / Nina

3º Chico / Mia

4º Fred / Mel

5º Theo / Lua

Cães | Centro-Oeste 

1º Luke / Mel

2º Thor / Nina

3º Bob / Luna

4º Theo / Amora

5º Fred / Meg

Gatos | Centro-Oeste 

1º Tom / Nina

2º Fred / Luna

3º Romeu / Mia

4º Mingau / Amora

5º Frajola / Lola

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  O gato Tom ganhou
este nome da tutora
Sarah Dam por ser 
curto e de fácil 
pronúncia
    O gato Tom ganhou este nome da tutora Sarah Dam por ser curto e de fácil pronúncia Foto: Arquivo Pessoal
  • Gata Luna, do tutor Felipe Daia.
    Gata Luna, do tutor Felipe Daia. Foto: Arquivo Pessoal
  • Gato Tom, da tutora Sarah Dam.
    Gato Tom, da tutora Sarah Dam. Foto: Arquivo Pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação