Fitness & Nutrição

Festa junina e comilança andam juntos, mas é possível curtir sem culpa

Saiba como extrair o máximo de nutrientes das comidas típicas da época. Evitando os excessos, é possível curtir as festas de forma saudável

Por Carolina Marcusse*
postado em 05/06/2022 09:00
 (crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
(crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

O friozinho que começa a dar as caras é marcado pelas comemorações juninas, com direito a quadrilhas, barracas, bandeirinhas e, claro, as comidas típicas. Com nítida tradição envolvida e presente na memória afetiva de muitos, as receitas da época, que são cheias de história, também podem ser nutritivas e aproveitadas integralmente.

O milho é um dos grandes protagonistas das festividades, por ser matéria-prima de diversas receitas, como curau, canjica, munguzá, pamonha, bolo, pipoca e até sua versão cozida. "O motivo de ser um dos principais ingredientes é devido a sua época de colheita, que é justamente em junho", explica a nutricionista Carolina Garoni. Essa relação fica clara, pois, além das festas juninas, algumas cidades cujo cultivo do cereal faz parte da economia local realizam festas do milho, como ocorre em Cambará, no Paraná.

Além da versatilidade, que permite receitas salgadas e doces, a nutricionista Lauren Rossato explica que o alimento tem alto valor nutritivo, contendo ferro, potássio, fibras, sais naturais e é fonte de vitamina A, boa para a saúde dos olhos, vitamina C e vitamina E. Também é uma boa opção de carboidrato, por ter baixo índice glicêmico, importante para garantir energia.

Produção de pamonhas, na Fazenda
Produção de pamonhas, na Fazenda (foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

Amendoim

Outro ingrediente muito popular do período é o amendoim que, apesar de integrar o grupo das leguminosas, tem uma composição muito parecida com a das oleaginosas, como nozes e castanhas. Segundo Carolina Garoni, além de ser ingrediente de receitas como pé-de-moleque, paçoca e bolos, é fonte de gorduras boas, proteínas, vitaminas e minerais. Possui função antioxidante, protege o sistema nervoso e ajuda a controlar o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. No entanto, a nutricionista alerta: "É preciso ter cuidado com a quantidade consumida, pois é um alimento com alta densidade calórica".

19/06/2019. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Loja Tribeca.NY.  Pipoca de pé de moleque.
19/06/2019. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Loja Tribeca.NY. Pipoca de pé de moleque. (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Outro ponto de atenção, quando o tópico é o amendoim, é a possibilidade de contaminação por fungos que liberam as toxinas aflatoxinas, que acometem plantações de amendoim. Para garantir que o produto é próprio para consumo, a nutricionista Carolina ensina que se deve buscar o selo Qualidade Certificada Pró-Amendoim — ABICAB nas embalagens, que atesta a não presença da toxina, e evitar realizar a compra em lojas a granel.

Frio

Como a época é marcada por um tempo mais ameno na maior parte do país, é comum a presença de sopas e caldos, que podem também garantir uma ingestão saudável de nutrientes variados sem muito esforço. As bebidas quentes também estão muito presentes, como o quentão e o vinho quente, que costumam ajudar a trazer a sensação de conforto e cumprir o propósito de aquecer o corpo. "O consumo, no geral, é bom para o período, mas é necessário tomar cuidado com o excesso, em especial o quentão, pois leva uma boa quantidade de açúcar e álcool, que também são calóricos", aponta Lauren Rossato.

Uma sensação comum em dias mais gelados é de que há uma maior ingestão de alimentos. De fato, ela não é apenas psicológica, mas, sim, uma necessidade fisiológica. "Naturalmente, o nosso corpo pede mais comida, pois precisa de mais energia para se manter aquecido, aumentando o gasto energético", esclarece Lauren. Em especial, pode aumentar a vontade de consumir alimentos mais calóricos e ricos em carboidratos e gorduras, as principais fontes de energia para o organismo.

28/05/2015. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Festas juninas. Pipoca de amendoim da loja Tribeca N.Y.
28/05/2015. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Festas juninas. Pipoca de amendoim da loja Tribeca N.Y. (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Carolina recomenda algumas estratégias para não cometer exageros. Para começar, consumindo preparações proteicas, como o famoso espetinho e o arroz carreteiro, pois, de acordo com a nutricionista, "a proteína vai gerar saciedade". Além disso, é importante mastigar devagar para dar tempo de a mensagem de saciedade chegar ao cérebro. Também é importante moderação nas receitas doces e nas frituras. E, para auxiliar na digestão, a ingestão de alguns chás, como de erva doce, hortelã, alecrim e gengibre, é uma boa saída.

Não cometer exageros pode evitar os impactos negativos na saúde, como alterações na microbiota intestinal, inflamações, desconforto abdominal, refluxo e retenção de líquido. A nutricionista Carolina, porém, tranquiliza os fãs das comidas juninas: "Se você voltar à sua alimentação saudável após o exagero, tudo se regula. O problema é quando se emenda um exagero com outro e esse tipo de comida começa a fazer parte da sua rotina". É importante curtir a festividade, principalmente pelo valor afetivo, cultural e pela diversão, tão importante para a saúde mental, também.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 28/05/2015. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Festas juninas. Pipoca de amendoim da loja Tribeca N.Y.
    28/05/2015. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Festas juninas. Pipoca de amendoim da loja Tribeca N.Y. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Pamonha é a marca registrada da cidade
    Pamonha é a marca registrada da cidade Foto: Marcos Michelin/EM
  • 08/05/2014. Crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Fora do Plano. Produção de pamonhas, na Fazenda produtora de queijo, feijão, milho e derivados à 50 km de Brasilia.
    08/05/2014. Crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Fora do Plano. Produção de pamonhas, na Fazenda produtora de queijo, feijão, milho e derivados à 50 km de Brasilia. Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press
  • Pe de moleque, maria mole e suspiro da
    Pe de moleque, maria mole e suspiro da Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press
  • 19/06/2019. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Loja Tribeca.NY.  Pipoca de pé de moleque.
    19/06/2019. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Loja Tribeca.NY. Pipoca de pé de moleque. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 19/06/2019. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Loja Tribeca.NY.  Pipoca de pé de moleque.
    19/06/2019. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Loja Tribeca.NY. Pipoca de pé de moleque. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação